Usar compressas geladas ou mornas É preciso embrulhar a pedrinha de gelo numa fralda ou outro tecido fino, para não queimar a pele. Use o gelo até que ele derreta e a seguir coloque outro.
O médico oftalmologista após o trauma ocular pode recomendar fazer uma lavagem com soro fisiológico ou água, aplicar gelo sobre o olho e posteriormente, aplicar compressas quentes para ajudar a diminuir a acumulação de sangue.
Para tirar hematomas que tenham mais de 24 horas, pode-se aplicar compressas de água morna, pois aumentam a circulação sanguínea local e ajudam a remover os coágulos formados. Para isso, deve-se molhar um pano em água morna e depois aplicar sobre o local, deixando-o atuar por, aproximadamente, 20 minutos.
PARA INCHAÇOS E CONTUSÕES
O descolamento ovular, cientificamente chamado de hematoma subcoriônico ou retrocoriônico, é uma situação que pode acontecer durante o primeiro trimestre de gravidez e é caracterizado pelo acúmulo de sangue entre a placenta e o útero devido ao descolamento do óvulo fecundado da parede do útero.
As primeiras são pontos vermelhos que aparecem e somem rapidamente. As equimoses são manchas maiores que um centímetro, que normalmente se manifestam após uma contusão. Os hematomas são grandes marcas roxas, resultantes de um acúmulo de sangue nos vasos.
Com o passar do tempo, a cor do hematoma vai mudando, e isso se dá por conta da evolução natural do processo de cura da lesão.
Assim, as principais alterações relacionadas à presença de um hematoma são:
Hematoma define-se como uma coleção (ou seja acúmulo) de sangue num órgão ou tecido, geralmente bem localizado e que pode dever-se a traumatismo, alterações hematológicas ou outras causas. Também conhecido como nódoa negra, pisadura ou lívido quando se acumula debaixo da pele.