Podem ser classificados em numerais ordinais (um, dois, três), cardinais (primeiro, segundo, terceiro), multiplicativos (duplo, triplo, sêxtuplo) e fracionários (meio, terço, onze avos). Como regra, os numerais são variáveis, mas nem todos os numerais variam em gênero e número.
Numerais cardinais: expressam a quantidade exata dos seres - um, dois, três, quatro. Por exemplo: As duas bonecas da Clarice foram quebradas. Numerais ordinais: indica uma ordem sucessiva dos seres – primeiro, segundo....Todos os Ordinais:
Os números cardinais indicam a quantidade de alguma coisa. Exemplo de frases com números cardinais: Maria trouxe duas maçãs e três laranjas para o piquenique. Frank fez vinte e seis anos na semana passada.
Já no segundo, temos que a ideia de quantidade se torna evidente, sobretudo porque o termo em destaque se encontra acompanhado do termo “apenas”. Partindo dessa perspectiva, quando na oração aparecer os termos “apenas um” ou “somente um”, a classificação que devemos atribuir ao vocábulo “um” será sempre a de numeral.
Artigo é a palavra colocada antes do substantivo para designá-lo mantendo a relação de concordância e os numerais são as palavras que indicam quantidade! ... Indefinido: um, uma, uns, umas – determinam o substantivo de modo vago, impreciso.
Um: numeral ou artigo indefinido? Eis que numa oração se encontram presentes ambos: “UM” desempenhando o papel de artigo indefinido e “UM” atuando como numeral. ...