Prezado internauta, como o cerume amolece mais com o calor, quando se aquece o cerumin o efeito da medicação é melhor. Não deixe muito quente e só use depois de um médico ter avaliado para ter certeza que é mesmo cerume.
Numa pequena dose, provavelmente não lhe causará nenhum mal. Mas caso esteja sentindo algum sintoma, sugiro procurar auxílio médico.
Em torno de quantos dias o cerumin tem seu efeito por completo? Geralmente recomenda-se o uso do cerumin por sete dias, mas esse período pode variar de 3 dias até 2 ou 3 semanas. Após o período recomendado orienta-se retorno com o otorrinolaringologista para realizar a remoção completa da cera de ouvido.
Como usar o Cerumin?
Por quantos dias posso usar Cerumin, sem que esse possa prejudicar meu ouvido? Não existe dose tóxica para o cerumin. O tempo médio de uso é de 7 dias, até porque, quando a cera derrete, o ouvido fica muito tampado e começa a incomodar bastante, sendo necessário fazer uma lavagem para melhora dos sintomas.
A volta (saída ou refluxo) da solução de Cerumin após a sua aplicação no ouvido é comum e absolutamente normal. Além de evitá-la ou reduzi-la, o tamponamento do ouvido com algodão auxiliará a remoção dos acúmulos Ceruminosos, pois o algodão ficará embebido com o cerume dissolvido.
Antes de realizar a lavagem de ouvido, é necessário amolecer a cera. Existem vários produtos para esse fim, que podem ser comprados na mesma farmácia em que o aspirador nasal. Caso você opte por um produto comercial, siga as instruções do fabricante. Mas, com eu já disse, basta ter água morna e um aspirador nasal.
A lavagem de ouvido só deve ser feita por um otorrino ou outro profissional de saúde capacitado, porém, existem situações em que o médico pode recomendar algo semelhante e mas mais seguro, conhecido como "irrigação com bulbo", que pode ser feito em casa para aliviar o desconforto de pessoas que sofrem frequentemente ...
A lavagem de ouvido pode causar ferimentos e prejudicar a audição, por isso ela deve ser feita apenas pelo médico quando realmente houver necessidade. Muitas pessoas têm o hábito de fazer lavagem de ouvido em casa para remover o excesso de cera ou outras impurezas que causam desconforto e prejudicam a audição.
Cerumin é um remédio que serve para tirar o excesso de cera do ouvido, e que pode ser comprado sem receita médica, em qualquer farmácia. Seus princípios ativos são a hidroxiquinolina, que tem ação antifúngica e desinfetante e a trolamina, que ajuda a amolecer e dissolver a cera acumulada dentro dos ouvidos.
Uma das causas mais comuns de entupimento do canal auditivo por cera é o uso de cotonetes ou outros objetos com intuito de limpar o ouvido. O cotonete é muito grande e acaba que empurra a cera muito mais do que consegue remover.
Como o zumbido no ouvido de forma natural:
Com uma seringa esterilizada, aplique suavemente soro fisiológico no ouvido afetado. A eficácia desse método será maior se você colocar amolecedor de cera 15 ou 30 minutos antes de usar a seringa. Para evitar tontura, morne a solução de modo que ela fique da mesma temperatura do seu corpo.
TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;) Para aquelas pessoas que tem uma alteração do canal auditivo, ou produção excessiva de cera, é recomendada a visita a um otorrinolaringologista para limpeza com certa regularidade, por exemplo a cada seis meses.
Enquanto alguns dizem que para se ter uma higiene saudável é necessário limpar os ouvidos com frequência, a verdade é que, toda cera produzida nos canais tem como principal função lubrificar e proteger, eliminando do sistema auditivo detritos e bactérias. Não é necessário limpar o ouvido com frequência.
2 - Apesar de ser autolimpante, não é prejudicial limpar o ouvido. Informação adicional: Pode ser sim prejudicial inserir hastes com algodão ou qualquer outro objeto no ouvido. Esse hábito pode danificar o canal auditivo ou o tímpano, ou ainda empurrar a cera até o canal, dificultando a remoção.
Limpeza excessiva pode irritar o canal auditivo, causar infecção e aumentar as chances de acúmulo do cerume.
O mais interessante é que para manter seu ouvido saudável, realmente não se deve limpar a cera do ouvido. A cera de ouvido, conhecida como cerúmen, é um protetor natural do canal auditivo.
Se consegue ser observado, com ajuda de alguém, pode remover usando uma pinça de sobrancelha. Se não consegue, melhor procurar uma emergência de Otorrinolaringologia que o removerá com instrumental e iluminação adequados.
Diferentes abordagens podem ser usadas para limpar os ouvidos afetados e remover a secreção:
O que fazer: Para limpar corretamente os ouvidos e, assim, prevenir infecções, pode-se passar o cantinho da toalha em toda a orelha após o banho ou pigar duas gotas de óleo de amêndoas dentro do ouvido, para amolecer a cera, e depois, com o auxílio de uma seringa, colocar um pouco de soro fisiológico também dentro do ...
remoção mecânica meticulosa dos fungos e do macerado epitelial presentes no canal auditivo externo (1,2). uso de antifúngico tópico (2-4): como opção sugere-se o uso de Clotrimazol solução 1% de duas a três gotas no(s) ouvido(s) afetados por duas a três vezes por dia.
No caso do uso de antibióticos o tratamento dura de 8 a 10 dias, mas quando é usado apenas analgésicos e anti-inflamatórios o tratamento dura de 5 a 7 dias, havendo melhora dos sintomas logo no segundo dia de tratamento.
De acordo com a otorrinolaringologista Samanta Dall'Agnese, a otite externa em geral se inicia com leve desconforto e coceira no canal auditivo e em poucos dias evolui para dor e inchaço local. O tratamento geralmente é feito com gotas de antibióticos e cuidados locais, e dura cerca de sete dias.
A otite média aguda é contagiosa? A otite média aguda quando associada a infeção viral das vias aéreas é contagiosa. Ou seja, a infeção “pega-se” ou é transmissível de pessoa para pessoa. Nestes casos, as crianças não devem frequentar a escola pois podem contagiar outras crianças.