Como aprender ler rtulos? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Existe uma dica certeira na hora de ler os rótulos: priorize sempre os alimentos que têm o maior número de ingredientes que você consegue ler. Nomes estranhos, números e siglas são uma prova de que esse produto é ultraprocessado. Lembre-se, também, de preferir os produtos com a menor quantidade de ingredientes.
Como interpretar o rótulo dos alimentos industrializados?
Atenção às informações em destaque nos rótulos Assim, dizer que um alimento é “zero açúcar”, “livre de gorduras trans”, “natural”, “caseiro”, “igual ao da vovó” não significa que o produto seja realmente saudável. Portanto, observe se açúcar, sal ou gordura aparecem como primeiros da lista. Esse é um sinal de alerta.
Como identificar o açúcar nos rótulos?
O açúcar pode ser encontrado na lista de ingredientes dos rótulos de alimentos com os seguintes nomes: açúcar, açúcar invertido, açúcar turbinado, dextrose, dextrina, frutose, glicose, glucose, maltose, maltodextrina, oligossacarídeos, sacarose, xarope glucose-frutose, xarope de milho, entre outros.
Quais as informações que não devem ser descritas nos rótulos?
De maneira geral os rótulos não podem induzir o consumidor à propaganda enganosa ou seja não deve utilizar vocábulos, sinais, emblemas ou outras representações gráficas que possam tornar falsa, incorreta, insuficiente ou seja que possam levar o consumidor ao equívoco.
Qual a importância das informações dos rótulos?
Os rótulos de alimentos são de extrema importância, pois trazem ao consumidor todas as informações nutricionais a respeito do produto. ... “Por isso observe bem onde ficam as gorduras, o sódio e o açúcar do produto”, alerta Karin. Outra informação importante que está presente nos rótulos é a validade.
Qual a importância das informações contidas no rótulo da embalagem de um produto no supermercado?
As informações contidas nos rótulos dos produtos podem orientar o consumidor sobre se as substâncias presentes naquele determinado alimento podem ou não ser consumidas. Um exemplo é o glúten, que não pode ser consumido pelos portadores de doença celíaca.
Como entender os ingredientes dos alimentos?
Na lista de ingredientes, o consumidor descobre a ordem, de forma decrescente, dos componentes do alimento. Os ingredientes que aparecem em primeiro nessa lista, estão presentes em maior quantidade no produto.
Como ver o nível de açúcar nos rótulos dos alimentos?
A recomendação é olhar o teor de carboidratos na tabela nutricional. Outra sugestão é ler a lista de ingredientes e identificar outros nomes de açúcar. A ordem dos ingredientes importa, quanto antes o açúcar aparecer na lista, mais ele está presente naquele produto.
Como os ingredientes de um produto são listados nos rótulos?
- Por determinação da Anvisa, a lista de ingredientes apresenta-se em ordem decrescente, ou seja, o primeiro ingrediente é o presente em maior quantidade no produto e o último, em menor quantidade.