Exemplo 1. Um exemplo de convecção térmica é quando aquecemos uma panela no fogão. Esse processo cria as correntes de convecção onde a água que está próxima do fogo torna-se menos densa e sobe, enquanto a que está fria torna-se mais densa e desce.
A condução, como dito, ocorre pelo contato direto entre moléculas, que, ao colidirem, transferem energia cinética para suas moléculas vizinhas. Nesse tipo de transferência de calor, não há transporte de matéria.
Significado de Condução substantivo feminino Ato, efeito ou meio de conduzir meio de transporte. [Física] Transmissão de ondas sonoras, elétricas, caloríferas. [Fisiologia] Transmissão, ao longo dos nervos, das impressões sensitivas ou motoras. Etimologia (origem da palavra condução).
A radiação infravermelha possui maior comprimento de onda que a ultravioleta e, por isso, sua energia é menor, penetrando muito na pele. É evidente que apesar disso, se houver exposição em excesso a essas radiações, elas podem causar danos à pele, como queimaduras.
O infravermelho é um tipo de radiação eletromagnética que apresenta frequência menor que a da luz vermelha e, por isso, não está dentro do espectro eletromagnético visível. ... Isso ocorre por causa da recepção do corpo às ondas de infravermelho produzidas pelo corpo aquecido.
Essa luz é invisível aos nossos olhos, mas te ensinamos como fazer para enxergá-la! Abra a câmera fotográfica do seu celular, aponte a luz para ela e aperte o botão! Pronto, você acaba de ver a luz infravermelha!
O infravermelho pode ser utilizado para comunicações de curta distância entre computadores ou dispositivos como celulares e palmtops. Ele também pode ser utilizado para ser a luz nas fibras óticas visto que seu comprimento de onda permite uma pequena disperção e por conseqüência uma melhor transmissão.
Nosso termômetro infravermelho sem contato mede através da radiação infravermelha de um corpo ou objeto. ... Os objetos com uma temperatura maior que 0 Kelvin irradiam. O termômetro infravermelho mede exclusivamente a temperatura superficial do próximo objeto visível, por isso não é possível medir através de um cristal.
2. Termômetro infravermelho
Ele mede a temperatura quando colocado perto da artéria temporal (a que passa pelas têmporas). Para utilização, deve-se deslizar o termômetro na testa da pessoa da qual deseja medir a temperatura até chegar às têmporas.
Às vezes descrito como "termômetro pistola", o dispositivo é equipado com um sensor infravermelho que pode medir rapidamente a temperatura da superfície sem entrar em contato com a pele de uma pessoa. ... Os termômetros determinam a temperatura medindo o calor que emana da superfície do corpo de uma pessoa.
O termômetro clínico digital possui um circuito eletrônico alimentado por uma pequena bateria (como a de um relógio) e um sensor de temperatura na extremidade do instrumento, tudo isso acomodado em um estojo plástico dotado de um visor.
“O termômetro infravermelho é um aparelho preparado para medir as temperaturas na superfície da testa. Se usa a testa por ser uma área mais exposta e rápida, tanto que é bastante utilizado com crianças. Tirando este tipo de situação pontual, não ocorrem variações.
Os fabricantes recomendam medir a temperatura na testa ou no ouvido. O que significa que a medida em outras partes do corpo, não é tão precisa. O pulso, é uma extremidade do corpo, e por isso mais fria do que a temperatura das axilas, da testa, ou da boca por exemplo.
A mudança é fruto de uma notícia falsa que circulou nas redes sociais. Ela dizia que a medição pela testa poderia fazer mal ao corpo humano por interferir na glândula pineal, localizada na parte central do cérebro e responsável pela produção de hormônios.