Obs: para identificar um predicado verbo-nominal, vale observar que o verbo de ação está expresso na frase. No entanto, o verbo que indica estado ou qualidade, permanece oculto. Para ilustrar, vamos ver o primeiro exemplo: Dolores chegou cansada.
O predicado é classificado em predicado verbo-nominal quando apresenta dois núcleos: um verbo que indica uma ação. um nome que indica uma qualidade ou estado.
Predicativo do sujeito: indica qualidade ou estado do sujeito por intermédio de um verbo, que pode ser de ligação, transitivo ou intransitivo: Ex: Mônica está triste. Predicativo do objeto: indica qualidade ou estado do objeto por intermédio de um verbo transitivo: Ex: Eles julgaram o criminoso culpado.
Classificação do sujeito
O sujeito será classificado como determinado elíptico (existem outras nomenclaturas, sujeito oculto ou sujeito desinencial) quando ele não for apresentando de maneira explícita na oração. Ele poderá ser reconhecido por meio da desinência verbal ou do contexto em que a oração é empregada.
Conhecer a classificação do sujeito é imprescindível para uma boa análise sintática: Ele poderá ser simples, composto, elíptico ou indeterminado. Para uma boa análise sintática, é preciso antes identificar os termos constituintes da oração.
O sujeito é uma função sintática que indica a pessoa ou objeto sobre quem se declara algo. Além disso, pode ser determinado ou indeterminado. O sujeito compõe o chamado termo essencial da oração.