Em vez de pulmões, os insetos – o mais numeroso e variado grupo de animais – possuem um sistema de tubos internos chamados traquéia, por meio dos quais o oxigênio entra e sai.
Resposta. O nome do órgão é Aerossoma.
Os artrópodes podem ser classificados em cinco classes principais, usando como critério o número de patas. INSETOS: São artrópodes com seis patas distribuída em três partes. Os insetos apresenta o corpo subdividido cabeça, tórax e abdome. Possuem um par de antenas e três pares de patas no tórax.
A respiração pulmonar ocorre em todos os vertebrados terrestres. Nos anfíbios, percebe-se que, além da respiração pulmonar, esses organismos necessitam das trocas gasosas realizadas na superfície de seu corpo (respiração cutânea). Em répteis, aves e mamíferos, no entanto, toda a respiração ocorre por meio de pulmões.
Anfíbios
As borboletas não usam orgãos respiratórios ,sua técnica é a respiração passiva que é quando se expira e inspira!
sistema traqueal
Resposta. Cachorro é um mamífero, tem respiração pulmonar. A tartaruga é um reptil, tem respiração pulmonar e cloacal (por branquias cloacais). A Sardinha é um peixe, a água passa por sua boca e em seguida vão para as guelras (branquias) onde o oxigênio é retirado.
- Respiração cutânea indireta, dependente de um meio úmido para sobreviver. Nas minhocas, a epiderme não possui uma camada de revestimento queratinizada (impermeabilizante), o que dificultaria as trocas gasosas. Contudo, secreta uma substância (muco), que lubrifica e umidifica a pele.
A barata respira por 20 aberturas laterais chamadas espiráculos, que levam o ar para o corpo todo. Assim, pode ficar horas sem oxigênio.
b) Os Anelídeos apresentam respiração cutânea indireta (com auxílio de sangu. e), já nos Cnidários, as trocas gasosas se realizam por difusão. c) Anelídeos são animais triblásticos, enquanto que Cnidários são diblásticos.
O sistema circulatório é fechado, com uma grande rede de vasos muito finos sob a pele, os capilares, para a troca de gases com o ambiente. O sangue das minhocas é vermelho, por causa da hemoglobina, o mesmo pigmento encontrado nos glóbulos vermelhos dos vertebrados.
Além do tubo digestório completo, têm um sistema circulatório fechado, isto é, têm boca e ânus e também apresentam um sistema circulatório em que o sangue só circula dentro dos vasos. O corpo dos anelídeos é revestido por uma pele fina e úmida.
Em muitas espécies, as trocas gasosas são realizadas através da superfície da pele. Porém, existem espécies que apresentam brânquias. Em muitos anelídeos a hemoglobina é a proteína que facilita o transporte do oxigênio pelo sangue. ... Os anelídeos podem ser hermafroditas ou apresentar sexos separados.
O modo de alimentação varia de acordo com a espécie, porém podem ser herbívoros, carnívoros e hematófagos. A reprodução dos anelídeos ocorre de forma assexuada ou sexuada. ... Os anelídeos possuem um par de nefrídios por segmento, esses são encarregados de retirar as excretas do sangue e do celoma.
Os anelídeos são animais incluídos no filo Annelida e compreendem seres que possuem corpo cheio de anéis (corpo segmentado). Apresentam simetria bilateral e são celomados, triblásticos e protostômios (durante o desenvolvimento embrionário, formam inicialmente a boca e, depois, o ânus).
Os anelídeos são animais invertebrados de corpo mole, alongado, cilíndrico e dividido em anéis, apresentando uma nítida segmentação. O filo Annelida apresenta 15 mil espécies, encontradas na água doce ou salgada e em solo úmido. Os principais representantes dos anelídeos são as minhocas e as sanguessugas.
Esta prega tem como função aumentar a superfície de absorção do trato digestivo, elevando o aproveitamento da matéria orgânica digerida. Ele é formado apenas pelo epitélio intestinal, sendo amplamente irrigado por capilares sanguíneos, abaixo do epitélio.