Um escore abaixo de 150 minutos por semana foi o ponto de corte para classificar os indivíduos como sedentários 16.
Para quem tem de 18 a 64 anos, a OMS recomenda, por semana, 150 minutos de atividade moderada, ou 75 minutos de atividade intensa. Entre as alternativas estão caminhar, pedalar, fazer serviços domésticos, praticar jogos e esportes. As atividades devem ser realizadas em períodos de pelo menos 10 minutos de duração.
Na prática, são exemplos: andar a > 5 hm/h, andar de bicicleta a menos de 16 km/h, jogar tênis em duplas e dança de salão. – atividades consideradas como intensas consomem 6 METs ou mais. São exemplos: correr, andar em terreno com inclinação, andar de bicicleta a mais de 16 km/h, dança aeróbica.
Caminhar, subir escadas, andar de bicicleta, trabalhar no jardim ou dançar são exemplos de atividade física. No entanto para ter benefícios para a saúde a atividade física deve ser moderada e realizada pelo menos durante 150 minutos por semana.
9 benefícios da atividade física – para o corpo e a para a alma
8 benefícios do exercício físico comprovados pela ciência
Ao melhorar a aparência física e o nível de energia, o exercício físico pode contribuir para reavivar a vida sexual. A atividade física fortalece o sistema cardiovascular, melhora a circulação sanguínea, o tónus muscular e aumenta a flexibilidade, podendo trazer benefícios na performance sexual e no prazer.
A atividade fisica vigorosa exige muito esforço e provoca respiração rápida e um aumento substancial da frequência cardíaca, já a atividade física moderada requer um esforço moderado, que visivelmente acelera o ritmo cardíaco.
Atividades físicas moderadas: Caminhar rapidamente (cerca de 5,5 km/h); Cuidar do jardim; Dançar; Andar de bicicleta (menos de 16 km/h);
Exercícios leves Oferece um risco baixo de lesões; O gasto calórico normalmente é baixo; Exige mais tempo para treinar, já que os treinos costumam ser mais longos ; Pode ser desestimulante.
Descubra as cinco atividades físicas que todos podem e devem fazer
Ativo: aquele que cumpriu as recomendações de atividades vigorosas por três ou mais dias/semana e por 20 ou mais minutos por sessão; ou atividades moderadas ou caminhada por cinco ou mais dias/semana e por 30 ou mais minutos por sessão; ou qualquer atividade somada: 5 ou mais dias/semana e 150 ou mais minutos/semana ( ...
Atualmente, estão disponíveis vários instrumentos para avaliar o nível de atividade física (NAF) de determinada população. Esses métodos podem variar desde monitores eletrônicos (como, por exemplo, os sensores de movimentos) até levantamentos realizados através de questionários.
É um processo complexo, que demanda uma série de avaliações e exames para se saber as condições de saúde do paciente. A partir dessa análise médica, a pessoa será direcionada para um grupo específico de nível de atividade física, que pode ser de baixo impacto (moderadas) ou de alto impacto.
Causas do sedentarismo