A cidade é citada no antigo testamento, estando diretamente relacionada com um personagem bíblico chamado Mefigosete (ou Meribe Baal). Ele é filhor de Jônatas e neto do Rei Saul. A criança acabou sendo levada pela babá para uma cidade chamada Lo Debar, um local tomado pela sequidão e também pela miséria.
Mefibosete (ou Meribe Baal) é um personagem bíblico do Antigo Testamento, mencionado no II Samuel, em seu capítulo 4.
Mefibosete, em hebraico מפיבשת, provavelmente significa “da boca da vergonha”. Em algumas versões da Bíblia, o nome é traduzido para Mifiboset ou Meribaal. Duas pessoas são mencionadas na Bíblia com este nome: ... O nome do filho de Saul com a concubina Rispa, filha de Aiá.
Foi morto em batalha, na qual Saul, seu pai, foi derrotado e se matou.
Isbosete foi morto e decapitado por dois de seus próprios capitães, Recabe e Baaná (II Samuel 4:5), que esperavam ser recompensados por Davi; ele, ao invés disso os puniu e os matou como traidores, e enterrou Isbosete e sua cabeça no túmulo de Abner em Hebrom (II Samuel 4:12).
Esses eventos são descritos em 1 Samuel 31, 1-5: Os filisteus, pois, pelejaram contra Israel; e os homens de Israel fugiram de diante dos filisteus, e caíram mortos na montanha de Gilboa. E os filisteus perseguiram a Saul e a seus filhos; e mataram a Jônatas, e a Abinadabe, e a Malquisua, filhos de Saul.