Você já sabe também que a pontuação é atribuída de acordo com a gravidade da infração cometida. Com isso, o condutor que comete uma infração de natureza leve recebe três pontos na carteira de motorista. ... Como consequência, poderá ter sua CNH suspensa.
Todas as infrações de trânsito são passíveis de multa que, dependendo da gravidade poderá ser:
Constitui infração de trânsito a inobservância de qualquer preceito do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), da legislação complementar ou das Resoluções do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), sendo o infrator sujeito às penalidades e medidas administrativas indicadas em cada artigo, além das punições previstas no ...
Infrações leves / 3 pontos:
A lei flexibiliza o número de pontos que um condutor pode ter na carteira de motorista durante um período de 12 meses. Atualmente, o limite é de 20 pontos e passará a ser de 40 pontos no mesmo intervalo de um ano.
Assim, em boa parte dos órgãos, não é possível consultar infrações que ocorreram durante a pandemia. Em casos específicos, os condutores podem conseguir visualizar informações no aplicativo Carteira Digital de Trânsito - no qual é possível ter a CNH-e e o CRLV-e.
Multas de trânsito poderão ser canceladas por ilegalidades nas notificações durante a pandemia. ... Embora muitos serviços foram paralisados, as fiscalizações no trânsito continuaram e em decorrência disso, várias autuações no trânsito foram realizadas no Brasil.
Se você não quiser pagar a multa, você pode desistir do recurso administrativo e optar por um recurso judicial, através dos tribunais de pequenas causas, dentro da justiça comum, com os trâmites de um processo normal através de advogado e tudo mais.
Na notificação da autuação, há um prazo para se defender s/ou indicar o condutor. Se, após esse prazo, não houve a defesa (ou se indeferida), o órgão de trânsito emite a notificação de penalidade, com o prazo para pagamento da multa e/ou recurso.
O site da Polícia Rodoviária Federal (portal.prf.gov.br) disponibiliza a consulta de multas de infrações cometidas em rodovias federais, as BRs. Para isso, você deve selecionar a opção "Multas" e, depois, "Consultas e pagamentos de multas". A seguir, você deve fornecer a placa e o número do chassi e/ou RENAVAM.