Complemento nominal é o termo da oração que é ligado a um nome por meio de uma preposição, completando o sentido desse nome (substantivo, adjetivo ou advérbio). ... O núcleo do complemento nominal é representado por um substantivo (ou palavra com valor de substantivo), poderá ser também representado por um pronome oblíquo.
Os complementos nominais vêm sempre seguidos de preposição, tal como o objeto indireto (este, um complemento verbal). Assim, é importante não confundir esses dois termos. Enquanto a função do complemento nominal é completar o sentido de um nome, a função do objeto indireto é completar o sentido de um verbo.
Outro ponto importante é saber que os complementos nominais sempre seguem uma preposição: a, ao, em, na, no, de, da, do… São elas que ligam os complementos aos nomes. No segundo quadrinho da tira percebemos duas palavras que necessitam de um complemento nominal: “esperança” e “habilidade”.
Função sintática desempenhada por argumentos selecionados por um nome e que ocorrem à direita deste. Esta função sintática introduz a novidade de que não são apenas os verbos que selecionam complementos, mas também os nomes. Aliás, um nome pode selecionar mais do que um complemento.
o complemento verbal "relógio" é um objeto direto. Se substituirmos por um pronome oblíquo, teremos "Mostrei-o". c) Na oração, a pessoa mostrou algo (o relógio) a alguém (lhe), logo o verbo é transitivo direto e indireto.
Nesse caso, o verbo tem dois tipos de complemento verbal: um que pede preposição e o outro que não necessita dela. Na tirinha, podemos observar a frase “E você queria que me ensinassem a escrever numa aula só?”. O verbo “ensinasse” é transitivo bitransitivo, ou seja, ele tem dois objetos: um direto e um indireto.
a segunda oração funciona como um termo da primeira e complementa-lhe o sentido. A segunda oração complementa o sentido da primeira,mas não funciona como um termo desta.
d) Qual é o papel da segunda oração em relação ao fato declarado na primeira? Copie no caderno a resposta adequada °Evidencia uma oposição-mostra que o que é declarado nas orações nas orações se põe °Traz uma explicação -justifica o porquê de o rapaz está feliz.
Resposta. Resposta: C)É possível dizer que as duas orações são autônomas e têm sentido completo? D) •Traz uma explicação- justifica o porquê de o rapaz estar feliz.
Resposta. Resposta: A) Sujeito: Alegria. Predicado: É contagiante!
A classificação do predicado dependerá da análise do núcleo do predicado da oração. São três os tipos: predicado verbal, predicado nominal e predicado verbo-nominal. ... Elemento importante da oração, o predicado é aquilo que se declara a respeito do sujeito.
De acordo com o tipo de núcleo os predicados se classificam em: Predicado nominal: é aquele que tem como núcleo um nome, uma forma verbal (substantivo, adjetivo, locução adjetiva). Tipo de predicado em que ocorre verbo de ligação e predicativo do sujeito. Predicado verbal: é aquele que tem como núcleo um verbo.