A resposta é que o processo de aprendizagem cognitiva começa desde os anos escolares iniciais, por meio da experimentação e do desenvolvimento de competências motoras e mais racionais. Existe uma forte motivação para que o trabalho cognitivo tenha início já no ensino infantil, nos primeiros anos de vida do ser humano.
Entenda as diferenças entre competências cognitivas e competências socioemocionais. ... São os pilares “aprender a fazer” e “aprender a conhecer”, relacionados a habilidades cognitivas, e “aprender a ser” e “aprender a conviver”, referentes a habilidades socioemocionais.
Cognitivo é uma expressão que está relacionada com o processo de aquisição de conhecimento (cognição). A cognição envolve fatores diversos como o pensamento, a linguagem, a percepção, a memória, o raciocínio etc., que fazem parte do desenvolvimento intelectual.
As habilidades socioemocionais envolvem aptidão para lidar com desafios, ter habilidade para dialogar com os outros e saber entender e administrar os próprios sentimentos. Dessa forma, o indivíduo aprende a gerenciar melhor as situações do cotidiano e a trazer resultados para o local em que atua.
Uma Macrocompetência é uma frequência vibracional própria, adquire enorme potencial de transformação. Isso porque é uma nova energia integrada, que não é mais a soma aritmética das ferramentas isoladas, mas sim um conjunto sinérgico de alta capacidade transformadora.