A história do Serviço Social no Brasil surgiu na década de 1930. ... Assim, surgiu em 1936 a primeira Escola de Serviço Social, em São Paulo, coordenada por Albertina Ferreira Ramos e Maria Kiehl, ambas sócias do Centro de Estudos de Ação Social, vinculado a Igreja Católica.
A origem da profissão retoma as políticas públicas empreendidas pela profissão de assistência social ligada as questões sociais no capitalismo monopolista. O reformismo conservador acentua a prática e confirma os compromissos sociopolíticos com o conservadorismo de acordo com as exigências do Serviço Social.
Darcy Vargas
A LBA foi extinta através do art. 19, inciso I, da Medida Provisória nº 813, de 1º de janeiro de 1995, publicada no primeiro dia em que assumiu o governo o Presidente Fernando Henrique Cardoso. Na época da sua extinção estava vinculado ao Ministério do Bem-Estar do Menor.
LBA (Legião Brasileira de Assistência): Criada em 1942, organizada em conseqüência do engajamento do País na Segunda Guerra Mundial. Seu objetivo era o de prover as necessidades das famílias, cujos chefes haviam sido mobilizados para a guerra.
Política Nacional de Assistência Social (PNAS) e Norma Operacional Básica (NOB/SUAS) A Política Nacional de Assistência Social (PNAS), aprovada em 2004, apresenta as diretrizes para efetivação da assistência social como direito de cidadania e responsabilidade do Estado.
II, III são verdadeiras I, II , IV são verdadeiras 10a Questão (Ref.: Pontos: 0,5 / 0,5 Sobre surgimento do Serviço Social no Brasil podemos afirmar que Remonta aos primeiros anos da década de 30 e resultou da: Iniciativa particular de vários setores da burguesia ligados ao meio católico.
Entidades parapenitenciárias de assistência aos reclusos e seus familiares, ou dos liberados condicionalmente. Em alguns países são oficiais, dependentes da administração penitenciária ou dos municípios. Em outros são instituições privadas toleradas ou fomentadas pela administração.
LBA. ... A primeira grande instituição de assistência social criada no Brasil foi a Legião Brasileira de Assistência (LBA), que teve sua gênese, no período pós-Segunda Guerra, marcada pela presença das mulheres e pelo patriotismo.
3 - O primeiro Código de Ética Profissional do Assistente Social foi elaborado pela ABAS – Associação Brasileira de Assistentes Sociais, em 1948. A partir da criação do CFAS, em 1962, um novo Código é aprovado em 1965, passando a ter um caráter legal, assim como as reformulações posteriores em 1975, 1986 e 1993.