Caio Pereira, médico-veterinário da Petz, explica que a temperatura corporal média do organismo deles é naturalmente mais elevada. “Diferentemente de nós, humanos, a temperatura de um cão saudável varia entre 37,5°C e 39,3°C”, diz.
O cão apresenta alguns sinais de que está com febre, como: focinho quente e seco, olhos lacrimejantes ou embaçados, apatia, falta de apetite e nervosismo. Quando a febre é muito alta, o cachorro, assim como as pessoas, pode sofrer tremores. Você vai precisar de um termômetro.
Introduza cerca de 1/3 do termômetro no ânus de seu cachorro e deixe o medidor por pelo menos dois minutos; Tire o medidor e logo após verifique a temperatura indicada. Se ela estiver acima dos 39,5 graus, seu cachorro está febril, acima disso leve-o logo ao veterinário; Logo depois esterilize o termômetro com álcool.
De acordo com o Dr. Caio Pereira, médico-veterinário da Petz, as causas mais comuns da febre em cachorro são as infecções. “Das mais leves às fatais, elas podem estar em qualquer parte do corpo, podendo ser causadas por bactérias, fungos ou vírus”, completa o especialista.
Água gelada. Há um remédio caseiro, uma alternativa que também pode ajudar. Mergulhe uma toalha na água gelada, esprema bem até parar de pingar e passe ao redor da orelha e da pata do cachorro com febre. Monitore o tempo todo e, assim que a temperatura baixar, pare o procedimento e faça-o beber água.
Por sua ação analgésica e antitérmica, pode dar dipirona para cachorro quando receitada para o alívio de sintomas, como febre e dores moderadas. Já em caso de dores mais intensas ou quando o metamizol é insuficiente para acabar com esses sintomas, o veterinário poderá recomendar um fármaco mais forte.
Em geral, a dose de dipirona para cachorro indicada é uma gota por quilograma de peso do pet, até o limite de 35 gotas. O medicamento pode ser dado a cada quatro ou seis horas.
Sinais vitais alterados A desidratação, temperatura anormal ou um cachorro muito ofegante podem indicar que algo não está bem. Os sinais vitais de um cachorro saudávelsão: Temperatura corporal: entre 38ºC e 39ºC. Frequência respiratória em cachorros: entre 10 e 30 respirações por minuto (RPM).
Dê ao seu cão uma guloseima ou um elogio quando ele permanecer calmo, para que ele desenvolva uma associação positiva com a proximidade do carro. Depois de fazer isto algumas vezes, abra a porta e coloque guloseimas dentro do carro para convencer seu cachorro a entrar e descobrir que não há nada assustador lá dentro!
Um cachorro que não dorme à noite pode só estar com energia de sobra, como também pode estar com alguma dor, com frio ou com fome. Em caso de qualquer comportamento estranho, procure um veterinário. O bem-estar é o principal elemento de como fazer o cachorro dormir sozinho ou acompanhado.
Porém, cães que começam a ter este comportamento com muita frequência, principalmente com foco apenas em um lugar do corpo, podem estar com algum problema de pele, pulgas, carrapatos, objetos presos em seu pelo, pele ou patas, enfim, seu bicho precisa de intervenção.
Isso porque, na maior parte das vezes, a hiperatividade é uma reação à falta de atividades ao longo do dia. Como exemplo, imagine um cachorro que passa o dia todo sozinho, sem ter o que fazer. É natural que ele fique com a energia acumulada e queira brincar muito quando você chegar.
Fica perto de você Muitos cachorros gostam de ficar apoiados na perna do dono, inclusive pulando e arranhando. Se é o caso do seu pet, ele com certeza gosta de você, mas não é só isso. Os animais têm esse comportamento por vários motivos. Pode ser para pedir atenção, carinho e até colo.
Embora muitos acreditem que o cachorro dormindo em cima do tutor seja um ato de dominância, isso não é bem verdade. O que acontece é que quando o cachorro deita em cima do humano é porque ele está demonstrando afeto e carinho.
Quanto mais ar passa pelo nariz, mais chances eles têm de identificar um cheiro. O quão longe os cães podem cheirar depende de muitas coisas, como o vento e o tipo de perfume. Em perfeitas condições, existem relatos de cachorros que conseguiram identificar objetos ou pessoas a uma distância de 20 km.