A perda de neurônios, a terceira principal característica do Alzheimer, além do acúmulo de beta-amiloide e de tau, leva o cérebro a encolher, literalmente, em algumas áreas. A primeira região afetada é o hipocampo, responsável pela memória e o aprendizado.
Resposta: O Alzheimer começa no tronco cerebral, mais especificamente numa área denominada núcleo dorsal da rafe. Explicação: Isso que causa o esquecimento.
As células do cérebro no hipocampo, uma parte do cérebro associada com o aprendizado, são normalmente as primeiras a serem danificadas pelo Alzheimer. É por isso que a perda de memória, principalmente a dificuldade em lembrar informações recentemente aprendidas, é normalmente o primeiro sintoma da doença.
10 Sinais de Alerta da Doença de Alzheimer
O diagnóstico do Alzheimer é feito, na maioria dos casos, pelo neurologista por meio da realização de diversos testes comportamentais que permitem avaliar a atividade do sistema nervoso, além de ser levado em consideração o teste do risco de Alzheimer e a avaliação de sinais e sintomas apresentados pela pessoa ao longo ...
O portador de Alzheimer pode apresentar outras mudanças como a perda da consciência (você não consegue acordá-la), não conseguir mais engolir, “agitação terminal”, além de mudanças na respiração e circulação. Perder a memória pode até ser aceitável, mas, perder a dignidade não.