O vetor responsável pela transmissão vetorial da toxoplasmose é o gato doméstico, que também é o hospedeiro definitivo e se destaca entre os felinos pela domesticação e proximidade com o ser humano.
A toxoplasmose é uma infecção causada por um protozoário chamado “Toxoplasma Gondii”, encontrado nas fezes de gatos e outros felinos, que pode se hospedar em humanos e outros animais.
Outras maneiras de transmissão é através dos taquizoítos, forma encontrada durante a fase aguda da infecção, por meio de transfusões sanguíneas, contato com secreções e excreções, ou, ainda, por via transplacentária em gestantes primoinfectadas. No organismo, o T.
Devem ser notificados os casos suspeitos, prováveis e confirmados de toxoplasmose gestacional, com risco de ter sido adquirida durante a gestação e, portanto, de transmissão transplacentária. Gestante que apresentar resultado para anticorpo IgM anti-T.
Notificação Individual
- O teste de avidez se baseia na intensidade com que anticorpos IgG permanecem ligados ao antígeno de toxoplasma, sendo a presença de anticorpos IgG nos testes sorológicos condição primordial para obtenção final do resultado.
Todos os profissionais de saúde da equipe das Unidades Sentinela com acesso ao diagnóstico clínico podem preencher as fichas de investigação do SINAN.