Dos profissionais abaixo, qual é o responsável por fechar o diagnóstico e emitir o laudo de transtorno específico de aprendizagem? ( ) Médico (neurologista ou psiquiatra. ( ) Fonoaudiólogo. ( ) Pedagogo ou psicopedagogo. ( ) Psicólogo ou neuropsicólogo.
A criança com dislexia tem uma escrita irregular e desorganizada, apresentando muita dificuldade para expressar suas ideias no papel. Recusar-se a ir para a escola e ter outras dificuldades de aprendizagem (como confundir direita e esquerda e ter pouca noção temporal) também podem ser sinais de dislexia nessa idade.
Bem, o diagnóstico de dislexia é feito mediante o exame de uma equipe multidisciplinar, isto é, deverá consultar com psicopedagogo, fono áudio logo, psicólogo, neuro pediatra, porém quem atesta o diagnóstico de dislexia é ommédico, no caso neuro, após observar todos os laudos dos demais profissionais.
Este distúrbio possui 3 graus: leve, moderado e grave, o que interfere no aprendizado das palavras e da leitura. Em geral, a dislexia ocorre em várias pessoas da mesma família, sendo mais comum nos meninos do que nas meninas.
A discalculia é um problema causado por má formação neurológica que se manifesta como uma dificuldade no aprendizado dos números. Essa dificuldade de aprendizagem não é causada por deficiência mental, má escolarização, déficits visuais ou auditivos, e não tem nenhuma ligação com níveis de QI e inteligência.
Montar operações. Entender os princípios de medida. Lembrar as sequências dos passos para realizar as operações matemáticas. Estabelecer correspondência um a um: não relaciona o número de alunos de uma sala à quantidade de carteiras.
Alunos que apresentam os sintomas de discalculia podem frequentar normalmente as salas de aula, pois, esse distúrbio tem um tratamento específico acompanhado por uma equipe de especialistas que tentar minimizar os efeitos dessa dificuldade em manipular os números.
Como estratégicas facilitadoras de aprendizagem para o aluno com discalculia, podemos indicar: 1-O uso de calculadora e tabuada. 2-O uso de caderno quadriculado. 3-Iniciar cada período da aula com o resumo da sessão anterior a uma visão geral dos novos temas.
As causas da disgrafia são:
Como tratar – Assim como em outros transtornos de aprendizagem, o tratamento da disgrafia é multidisciplinar e envolve neurologistas, psicopedadogos, fonoaudiólogos e terapeutas. Medicamentos só são indicados quando existem outros transtornos envolvidos, como déficit de atenção (DDA) ou hiperatividade.
O diagnóstico da disgrafia geralmente é realizado logo após a criança entrar na escola e apresentar dificuldades de aprendizado. Pode ser identificado por professores, psicólogos, pedagogos e neuropediatras .