A recreação tem como objetivo relaxar, gastar energia, aprender, instruir, serve para comunicar algo, serve para melhora as relações, enfim as atividades recreativas incitam e promove aprendizados de forma lúdica e prazerosas.
O momento da brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento para a criança. Através do brincar ela aprende, experimenta o mundo, possibilidades, relações sociais, elabora sua autonomia de ação, organiza emoções. ... O brincar desenvolve também a aprendizagem da linguagem e a habilidade motora.
O faz de conta é a maneira como ela começa a interagir com o mundo à sua volta e traz para a criança amadurecimento social, emocional, físico e intelectual. ... Benefícios Intelectuais: em cada brincadeira, a criança extrapola seus conhecimentos e sua imaginação, criando histórias, personagens, situações.
O ato de brincar possibilita o processo de aprendizagem da criança, pois facilita a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade, estabelecendo, desta forma, uma relação estreita entre jogo e aprendizagem.
Os jogos e as brincadeiras ajudam as crianças a vivenciarem regras preestabelecidas. Elas aprendem a esperar a sua vez e também a ganhar e perder. E com isso, incentivam a autoavaliação da criança, que poderá constatar por si mesma os avanços que é capaz de realizar, fortalecendo assim sua autoestima.
1. As brincadeiras exercitam e melhoram a capacidade emocional, intelectual, motora e social das crianças. 2. O universo lúdico da brincadeira permite experimentar novos sentimentos, reproduzindo situações vividas em seu cotidiano, fazendo um treino para a vida adulta.
Os Jogos e Brincadeiras, quando utilizados como instrumento pedagógico, tornam prazerosas as atividades a serem realizadas e estimulam a construção de novos conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades motoras e cognitivas, contribuindo tanto no dia a dia dos alunos, como na assimilação dos conteúdos curriculares.
Os jogos de tabuleiros ajudam em aprendizados específicos tais como: raciocínio, memória, atenção, elaboração de processos estratégicos, concentração, além de facilitar a transposição de questões para a vida, levando a criança a aprender que existem momentos que necessitam de regras, de estratégias para buscar um ...
Pois de acordo com Santana (2008), o objetivo da atividade lúdica não é apenas levar o aluno a memorizar mais facilmente o assunto abordado, mas sim induzir o raciocínio do aluno, a reflexão, o pensamento e consequentemente a construção do seu conhecimento: cognitivo, físico, social e psicomotor.
Existe uma grande quantidade de jogos e brincadeiras populares conhecidas, que fizeram e ainda fazem a alegria de muitas crianças brasileiras: queimado, barra- bandeira, cabo-de-guerra, bola de gude, esconde-esconde, boca-de-forno, tá pronto seu lobo?, academia ou amarelinha, passarás, rica e pobre, esconde a peia, ...
Os jogos intelectivos exigem e solicitam pensamentos que antecedem as formas de soluções únicas, nos jogos individuais e lances surpreendentes, nos jogos de duplas ou coletivas, na simplicidade natural do pensamento criativo.
3) JOGOS CRIATIVOS: Visam o desenvolvimento da criatividade e espontaneidade da criança através dos jogos, usando movimentos imitativos e gestuais. ... 4) JOGOS RECREATIVOS: São aqueles que tem o objetivo apenas de recrear ou de distrair as crianças, por meio de uma atividade integradora. Exemplo: brincar de roda.
Esses jogos são muito jogados por idosos a fim de realizarem exercícios mentais a fim de evitar doenças. Dentre exemplos de jogos de raciocínio pode-se citar: palavra cruzada, jogo da velha, war, charadas, racha cuca e etc.
Para brincar nas férias ou em dias de folga, o importante é se divertir.