O que é Filariose Linfática (Elefantíase)? É causada pelo verme nematoide Wuchereria Bancrofti e transmitida basicamente pela picada do mosquito Culex quiquefasciatus (pernilongo ou muriçoca) infectado com larvas do parasita.
A filariose linfática (FL), doença parasitária crônica, é causada pelo verme nematóide Wuchereria bancrofti, sendo também conhecida como bancroftose. Sua transmissão se dá pela picada da fêmea do mosquito Culex quinquefasciatus infectado com larvas do parasito.
A prevenção da elefantíase é feita se evitando o contato com mosquitos transmissores, através de medidas como:
Transmissão da filariose A filariose é causada por várias espécies de vermes. No Brasil, o principal causador da doença é o nematódeo Wuchereria bancrofti. A transmissão não ocorre de pessoa para pessoa, é necessário um vetor, o qual pode ser um mosquito ou mosca.
O parasita responsável pela filariose é capaz de se desenvolver no organismo à medida que se desloca até órgãos e tecidos linfoides, podendo provocar inflamação e acúmulo de líquido em várias partes do corpo, principalmente pernas, braços e testículos.
Fase larvar de desenvolvimento dos filarídeos no sangue e/ou linfa humanos e nos tecidos do vetor.
Sintomas de verme em cachorro
O tratamento de dirofilariose envolve primeiramente a aplicação de um medicamento para matar os vermes adultos. Durante esse período, os cães precisam de restrição aos exercícios e terapia de suporte para evitar complicações.
Você deve saber que não existe um tratamento geral para acabar com ela, mas que são administrados vários medicamentos para cada uma das etapas da filariose. O tratamento é agressivo, caro e pode ser perigoso para o animal já que pode debilitá-lo.
Quais os sintomas de cachorro com verme?
Se as fezes do cachorro apresentam pequenos pontos brancos que parecem grãos de arroz ou pedaços de espaguete, provavelmente as fezes do seu cachorro estão com vermes. Os parasitas internos são, muitas vezes, eliminados pelas fezes e por isso você pode observá-los quando estiver limpando os dejetos do seu melhor amigo.
Quantas doses de vermífugo o filhote deve tomar? A vermifugação pode ser iniciada já nos primeiros 15 dias de vida, dividida em 3 doses. Isso é importante para que o seu pet, se já tiver algum tipo de verme, não sofra obstrução intestinal.