Há três tipos básicos de aspersores para uso residencial: Rotores para áreas grandes, aspersores de jatos rotativos e aspersores sprays fixos para áreas menores.
Em geral, são usados os aspersores rotativos de impacto, de um ou dois bocais, de pressão média, entre 2 e 4 atmosferas, com um raio de alcance de 11 a 18 metros.
d)Acessórios: Os acessórios mais comuns são, tampão final, haste de subida do aspersor, engate rápido para aspersores com válvula de saída, curvas, válvulas de linha, cotovelos de derivação, manômetros, registros de gaveta, derivação em "T", válvula de retenção, borrachas de vedação, etc.
A irrigação por aspersão é uma técnica que simula uma chuva artificial onde um aspersor expele água para o ar, que por resistência aerodinâmica se transformam em pequenas gotículas de água que caem sobre o solo e plantas. O aspersor é o mecanismo responsável pela pulverização do jato de água.
Vantagens: Baixo custo de mão-de-obra; elevada eficiência de aplicação; Facilidade e eficiência na aplicação de fertirrigação. Desvantagens: Aumenta o desenvolvimento de doenças, devido a umidade das folhagens, elevados custos iniciais, de energia e manutenção; Limitada pelo vento e pela declividade do terreno.
Irrigação por sulco adapta-se melhor às hortaliças cultivadas em linha, como o tomate, a berinjela e o milho-doce, mas também pode ser utilizado para aquelas com alta densidade de plantio, como a cenoura e a alface, cultivadas em canteiros com largura entre 0,4 m e 0,8 m.
No canteiro a ser irrigado, cave 2 buracos, um com 20 cm e outro com 10 cm de profundidade, com distância de 5 cm entre os dois. Enterre a vela e mantenha a cubeta para a parte de fora. Você pode usar um pedaço de madeira para apoiar a cubeta (veja na imagem abaixo).
Encha a cama de terra e plante as mudas. Molhe o solo. Essa será a única vez em que a água será despejada diretamente na terra. Após isso, a irrigação deve ser feita apenas pelos canos, para que a água se espalhe igualmente e gradualmente por toda a horta.
Para preparar o sistema é necessário um furo que pode ser aberto na tampa ou no fundo da garrafa, dependendo da forma como deve ser colocada para a rega. Quanto mais largo o furo, maior a quantidade de água que será liberada. Também deve ser feita uma abertura para a entrada de ar e para facilitar o gotejamento.
A irrigação por gotejamento é uma maneira eficaz e conveniente de regar seu jardim....Parte 3 de 3: Ligando a irrigação por gotejamento
Você coloca água em um recipiente como uma panela, por exemplo, e a “conecta” com os vasos por meio de um barbante mais grosso. Coloque a panela com bastante água e numa altura acima dos vasos. Esta ideia serve para que a planta receba água de forma constante, ainda que em pequenas quantidades.