Eram histórias fantásticas que contavam as proezas e façanhas de um herói e a busca pelo seu amor. De carácter místico e simbólico, relatam aventuras penetradas de espiritualidade cristã e subordinam-se a um ideal místico, que sublima o amor profundo. Eles surgem no final do séc.
Dos 3 aos 6 anos é a fase da aquisição da linguagem, desde a sua etapa verbal, que se inicia por volta do primeiro ano e amplia-se gradativamente ano a ano, até a etapa escrita, que começa por volta dos cinco anos de idade com a identificação das letras e será concluída por volta dos oito anos.
Pode-se dizer que o Romance deriva da época do Romantismo, quando o folhetim e o romance eram considerados sinônimos. A partir do século XVIII ele passou a ser considerado um gênero literário. Originalmente o Romance surgiu com os romances de cavalarias, que é considerado uma das mais ricas manifestações literárias.
Lady Murasaki Shikibu é considerada a autora do primeiro romance escrito do mundo: “Genji Monogatari”, provavelmente escrito em 1007.
O romance histórico surgiu no século XIX com o escocês Walter Scott (1771-1832)....Literatura Mundial.
José de Alencar
O romance estimula emoções nas pessoas, e, por que não, sonhos também; e isso faz com que o leitor se aprofunde mais na leitura. E o romance ajuda MUITO a entender o ser humano, pois somos seres sociais, e nas relações mostramos o nosso verdadeiro "eu".
Romance é um gênero textual que consiste em uma narrativa longa, escrita em prosa. ... Por tratar-se de uma narrativa, o romance possui uma ação, lugar onde ela ocorre, tempo em que ela acontece, personagens que a realizam, uma trama e um ponto de vista, isto é, a perspectiva do narrador.
Significado de Romântico [Figurado] Particular das cenas amorosas, poéticas; apaixonado. [Pejorativo] Que, por ser muito sensível, se comove com facilidade; sentimental. Que possui comportamentos e ideias próprias de um romance.
Resposta. Resposta: Podemos tirar como conclusão a história, fatos, acontecimentos, tempo, se é lembrada . Só assim abrangem o gosto de se ler um romance.
Resposta. Resposta: Clichê, no sentido figurado, é uma ideia já muito batida, uma fórmula muito repetida de falar ou escrever, um chavão. ... Clichê também pode ser uma chapa metálica que traz gravada em relevo uma imagem destinada a ser reproduzida para impressão de imagens e textos por meio de prensa tipográfica.
O que é Romance?
O Romance Romântico busca responder às exigências do público leitor mediano do fim do século XVIII e início do século XIX. Sofre as influências dos costumes urbanos e das amenidades das zonas rurais, retoma o mito do cavaleiro medieval, que agora é o herói local.
A diferença entre romance, romantismo e romântico é romance é um gênero literário com suas características próprias, tanto na sua extensão (quantidade de páginas) quanto estruturas, enquanto que o romantismo foi o movimento literário que surgiu no século XVIII na Europa; já romântico é o escritor do movimento ...
Sentimentalismo exacerbado; Nacionalismo; Idealização do amor e da mulher; Tom depressivo (típico de diversos autores românticos, sendo facilmente encontrável, entre eles, um discurso que exalta a fuga da realidade, seja pela morte, seja pelo sonho ou ainda pela própria arte).
Na visão rousseauniana, o amor apaixonado devia ser a base da construção da família, pilar da sociedade. ... Há uma tese interessante do suíço Rougemont, onde ele afirma que a idéia do amor romântico nasceu no Ocidente, no século XII, do encontro entre a poesia trovadoresca e o pensamento de uma seita herética.
O autor romântico tem uma visão idealizada do mundo. A realidade, para ele, é desesperadora. Porém, a pátria, a mulher e o amor são vistos não da forma como são, mas como ele acredita que deveriam ser. ... O amor é espiritual, geralmente inalcançável e a causa de grande sofrimento.
Etimologicamente, o termo “amor” surgiu a partir do latim “amor”, palavra que tinha justamente o mesmo significado que atualmente: sentimento de afeição, paixão e grande desejo. ... O amor a Deus é um mandamento em muitas religiões, não só as cristãs. O amor é também um dos temas mais importantes de várias formas de arte.
O Romantismo foi um movimento cultural que representou a ascensão dos valores da burguesia no final do século XVIII e durante parte do século XIX.
Exaltação dos valores e os heróis nacionais, ambientando seu passado histórico, principalmente o período medieval. * Valorização das fontes populares – o folclore: Os autores buscavam inspiração nas narrativas orais e nas canções populares, manifestação do nacionalismo romântico.
O romantismo foi um movimento artístico, político e filosófico surgido nas últimas décadas do século XVIII na Europa que durou por grande parte do século XIX. ... O romantismo é a arte do sonho e fantasia. Valoriza as forças criativas do indivíduo e da imaginação popular.
O Romantismo é uma escola literária do século XIX. ... Assim, o homem romântico defendia uma estética totalmente oposta à árcade (considerada estética da nobreza) valorizando a expressão do sentimento em oposição à valorização da razão; a inspiração poética em detrimento ao convencionalismo amoroso árcade.
Verificado por especialistas O ideal de patriotismo do romantismo pode ser visto nos movimentos de independência que eram presenciados na época. ... O nacionalismo também mostra a relação do romantismo com os movimentos históricos da época, um clássico que mostra isso é a obre "Viagens na minha terra”.