O treino das Capacidades Coordenativas é fundamental não só a nível desportivo como no processo educativo da criança. O seu treino é uma forma de qualquer pessoa optimizar o seu desempenho motor e o seu desempenho cognitivo e com isso o seu bem-estar, pois, a coordenação está presente em todas as actividades diárias.
As fases da Aprendizagem Motora são: Cognitivo, Associativo e Autônomo (Jardim, 2012).
As habilidades de manipulação são aquelas que possibilitam ao indivíduo um relacionamento motor com um ou mais objetos (arremessar, chutar, receber uma bola, por exemplo). ... E as habilidades de estabilização são aquelas que possibilitam ao indivíduo recuperar e manter o equilíbrio, como, por exemplo, apoios e rolamentos.
As habilidades motoras fundamentais são compostas de habilidades de controle de objetos e habilidades locomotoras. ... Habilidades de locomoção envolvem o mover o corpo através do espaço e incluem habilidades como o correr, o saltar, o saltitar, o galopar, o escorregar, e o skipping (Haywood & Getchell, 2010).
Habilidades manipulativas: são habilidades que envolvem movimentos finos e grossos. A manipulação motora fina refere-se as atividades que enfatizam o controle, a precisão e a exatidão dos movimentos e a manipulação grossa envolvem movimentos de dar ou receber força de objetos.
Habilidade Motora fina: Requer maior controle de pequenos músculos, mais especificamente aqueles envolvidos na coordenação mãos-olhos, e exigem um alto grau de precisão no mov. da mão e dos dedos. Habilidade Motora grossa: Utilização de grandes grupos musculares p/ produzir ações. Requer menor precisão de mov.
Nesta perspectiva, as habilidades proposta no quadro a seguir não deverão ser tratadas fora de um contexto.