Os eosinófilos são especialmente importantes na defesa contra as infecções parasitárias.
Os alimentos que estimulam e fortalecem o sistema imunitário são sobretudo os legumes, frutas, sementes e peixe uma vez que são ricos em nutrientes que ajudam na formação das células que constituem o sistema imunitário.
A leucocitose provocada por linfocitose (aumento dos linfócitos) é bastante sugestiva de infecções de origem viral, como gripe, mononucleose ou hepatites virais. As leucocitoses provocadas por monócitos (monocitose) podem ocorrer por tuberculose ou algumas infecções bacterianas.
Algumas vezes a quantidade de leucócitos verificados em nosso sangue está fora dos padrões de referência, indicando, assim, que algo está errado com nosso organismo. Valores altos de leucócitos totais, superiores a 11.
O aumento geral do número de leucócitos é chamado de leucocitose e pode estar relacionado a uma infecção bacteriana, inflamação, leucemia, traumatismo, exercícios intensos ou estresse.
Leucograma avalia as células de defesa do corpo Os leucócitos, também chamados de glóbulos brancos, são divididos em grupos, cujas células encontradas em maior quantidade no sangue são os linfócitos e os neutrófilos.
Leucograma
Os valores normais de eosinófilo no sangue são: Valor absoluto: 40 a 500 células/ µL de sangue - é a contagem total das eosinófilos no sangue; Valor relativo: 1 a 5% - é a porcentagem do eosinófilos em relação às outras células do leucograma.