A cadeia respiratória ou cadeia transportadora de elétrons é a terceira e última etapa da respiração celular, processo ocorrido no interior das mitocôndrias e que tem como papel a geração de energia em forma de ATP. É na cadeia respiratória que ocorre a maior parte do ATP produzido pelo processo de respiração celular.
O complexo III da cadeia respiratória mitocondrial é designado de complexo bc1, ou ubiquinona:citocromo c oxidorredutase. A sua função é receber os eletrões provenientes da ubiquinona e transferi-los para o citocromo c. ... O citocromo c é uma proteína pequena e hidrossolúvel, presente no espaço intermembranar.
O papel do transporte de elétrons na fotossintese é a produção de ATP. O doador é o piruvato e o aceptor final é o oxigênio.
O fotossistema I absorve fótons emitindo elétrons de P680, reduzindo NADP em NADPH^+^+ H^+^+ e fosforilando ADP em ATP. ... Dessa forma, a partir da energia do sol, formam-se ATP e NADH. Na fase clara, encontram-se dois sistemas de fluxo de elétrons, o fluxo não cíclico e cíclico.
Síntese de ATP Após a hidrólise da ATP, essa molécula pode ser regenerada pela fosforilação da molécula de ADP. Os processos de produção de ATP e liberação de energia, por meio de sua hidrólise, formam o ciclo da ATP. ... O saldo energético da fermentação é de duas moléculas de ATP.