“O chapisco é aplicado com pequena espessura, da ordem de 5 ou 6mm. Já o emboço, ou massa de regularização, tem espessura que depende da qualidade dos componentes e da execução da obra bruta (estrutura + alvenaria), resultando, geralmente, entre 2 e 4 cm.
Imagem: Rogério Doki/ Arte UOL - Chapisco: é a camada menos espessa e mais grosseira de revestimento, que antecede o emboço e garante sua aderência à parede. Pode ser feito com traço 1:3, ou seja, uma lata de cimento para três latas de areia grossa. Para este montante, o rendimento é de 35 m², em média.
O chapisco é uma mistura de argamassa mais fluida, usada como a primeira camada em uma parede, para facilitar a aderência do emboço, que será coberto, em seguida, pelo reboco.
Antes de qualquer coisa, é preciso preparar a massa do chapisco. Para isso, basta misturar areia grossa e cimento em uma proporção de três partes de areia para uma de cimento. Durante a mistura, a água deve ser adicionada aos poucos até a massa ficar áspera e com uma consistência bem mole.
O chapisco convencional é preparado com cimento e areia no traço de 1:3. Essa proporção torna a superfície mais áspera e porosa. Deve ser lançado por uma colher de pedreiro na alvenaria umedecida em camadas de 5 ou 6 mm de espessura. O tempo de cura é três dias.
Com a colher de pedreiro, pegue o chapisco do balde e lance contra a parede fazendo um movimento diagonal de cima para baixo, usando toda a massa da colher na parede, mas atenção: a espessura da camada de chapisco deve ter entre 3 mm e 5 mm. A própria colher de pedreiro não encosta na parede em momento algum.
O m2 de reboco com chapisco, fica entre RS 25 a RS 30 reais s/ a montagem de andaimes, Agora com a montagem vária de RS 35 a RS 45 reais dependendo sempre da quantidade de metragem a ser realizada!
24 horas antes da execução do chapisco recomenda-se aspersão de água em abundância. Para blocos de concreto e cerâmicos e tijolos cerâmicos, recomenda-se a molhar toda a superfície antes da execução do chapisco. Não se deve efetuar a aplicação de qualquer revestimento sobre substrato com temperatura superior a 30º C .
O chapisco será sempre exigido como base para revestimento de qualquer tipo de bloco, executado com argamassa no traço 1:3, empregando-se areia grossa. Quando indicado pela escola, será utilizado chapisco de peneira no traço 1:3, cimento e areia média ou fina, para ser usado em muros.
Existem quatro tipos de chapisco, são eles:
O emboço é executado com um traço de 1:2:8 ou 1:2:9 de cimento, cal, areia grossa ou média e água. A cal é utilizada para fornecer à pasta maior flexibilidade, melhor aderência e melhor trabalhabilidade.
Uma maneira de valorizar a aparência simples e rústica do muro chapiscado é aplicando uma camada de pintura sobre essa superfície. Para isso, trouxemos passo a passo de como fazer a pintura em chapisco. Antes de iniciar o processo de pintura, é ideal esperar a cura total do cimento aplicado sobre o tijolo ou bloco.
Ideias para cobrir uma muro de cimento feio
Ouça o post:
Para dar um destaque maior, você pode usar vasos de plantas e flores pendurados por toda a extensão do muro. O grafiato, apesar de passar um pouco despercebido nas cores mais claras, tem o papel de dar um charme a mais ao ambiente, garantindo que este tenha destaque sem que perca a delicadeza.
Para quem não dispensa a presença da natureza em sua decoração a dica é investir nos belos muros decorados com plantas. Jardins verticais, vasos e floreiras de parede, quadros verdes, hortas verticais e plantas trepadeiras são algumas das possibilidades que podem ser colocadas em prática na decoração do muro.
Veja o que é necessário fazer, de acordo com cada caso específico:
5 passos práticos para preparar paredes antes de pintar
tinta acrílica
Veja como fazer isso.
Comece colocando apenas 6 dos 16 litros de água em um recipiente grande. Adicione o saco de cal e misture bem, utilizando um bastão. Depois, em outro recipiente, dissolva a cola branca em 8 litros de água e misture até formar uma mistura homogênea.
A finalidade da pintura do muro é dar bastante destaque ao imóvel? Então saiba que cores fortes são as mais recomendadas. De maneira especial, o vermelho quando bem aplicado gera resultados incríveis. É considerada a tonalidade ideal para criar ambientes convidativos, calorosos e aconchegantes.
A cor do muro em relação à cor da casa Mas para não ficar totalmente desconectado ele precisa ter algo a ver com a casa. Isso pode ser feito usando a mesma cor em tom mais claro ou mais escuro, ou então usando uma das cores presentes na fachada, como a cor das janelas, das portas ou até mesmo do piso.
Aplique a cal com um pincel na superfície que está pintando. Use pinceladas longas que sigam a mesma direção da textura da madeira. A cal seca muito rápido. Logo, faça o trabalho em pequenas partes.
Comece colocando 6 dos 16 litros de água num recipiente grande (que tenha capacidade para 18 litros) e adicione à água o saco de cal, misture bem utilizando um bastão. Depois, em outro recipiente dissolva a cola branca em 8 litros de água e misture bem até formar uma mistura homogênea.
Características Técnicas