Os ossos do tarso proximal são o tálus e o calcâneo. O osso do tarso intermediário é o navicular. Os ossos do tarso distal são o cubóide e os três ossos cuneiformes (lateral, intermediário e medial).
O tarso é a porção proximal do pé, conhecido como retropé. Essa porção do pé se articula com os ossos da perna (tíbia e fíbula) e é formado por 7 ossos: tálus, calcâneo, cuboide, navicular e três cuneiformes (medial, intermédio, lateral), sendo que apenas o osso tálus articula-se com os ossos da perna.
substantivo masculino [Anatomia] Região posterior do esqueleto do pé, e que no homem se compõe de sete ossos, chamados ossos tarsianos. O terceiro artículo ou segmento dos membros posteriores das aves.
Osso curto do tarso, de forma cúbica, situado entre o calcâneo e o quarto e quinto metatarsos.
O pé e seus ossos podem ser divididos em três partes anatômicas e funcionais: A parte posterior do pé (retropé): tálus e calcâneo. A parte média do pé (mediopé): navicular, cuboide e cuneiformes. A parte anterior do pé (antepé): metatarsais e falanges.
O mediopé é formado por cinco ossos: o navicular, o cubóide e três cuneiformes (medial, intermédio e lateral). Ele conecta o retropé (calcâneo e tálus) com o antepé (metatarsos e dedos) através de várias articulações, que formam um complexo ligamentar bastante estável.
Metacarpo - região formada por cinco ossos alongados, iguais e articulados de um lado com os ossos do carpo e do outro lado com as falanges. Eles são nomeados, no sentido láteo-medial (a partir do polegar) como: I, II, III, IV e V.
Os sesamóides são encontrados embaixo da articulação do dedo grande (hálux) e são tipicamente de tamanho pequeno (como dois feijões). Há dois ossos sesamóides em cada pé, sendo um medial e outro lateral. Algumas pessoas podem tê-los separados ao meio, o que chamamos de sesamóide bipartido. O que faz o osso sesamóide?
Classificação dos ossos do corpo humano. O sistema esquelético do ser humano é formado por 206 ossos classificados de acordo com o formato e a localização. Pela forma, os ossos são classificados em cinco principais tipos: longos, curtos, planos, irregulares e sesamoides.
Quais são os ossos que constituem a coluna vertebral? Os ossos da coluna são chamados de vértebras. Existem 33 vértebras na coluna, sendo 7 cervicais, 12 torácicas, 5 lombares, 5 sacrais e 4 coccígeas.
Didaticamente, costuma-se classificar os ossos, de acordo com a sua forma, em cinco tipos principais: longos, curtos, planos, irregulares e sesamoides. Observe a seguir as principais características de cada tipo: Ossos longos: apresentam maior comprimento em relação à largura e espessura.
De acordo com o tipo de tecido conectivo entre os ossos, as articulações podem ser classificadas em três tipos básicos: fibrosas, cartilaginosas e sinoviais.
A coluna vertebral é a estrutura que mais tem ossos, o mais pequeno é o estribo, e o mais longo, o fêmur. Os ossos são estruturas muito importante para o corpo humano e exercem importantes funções como as de sustentação e podem ser classificados de acordo com o seu formato.