Tipos de erosão
O mais comum é o vale fluvial, como mostrado na figura ao lado. Sua forma típica é em V, especialmente quando for jovem, com vertentes íngremes, ainda pouco modeladas pela erosão. O vale do Tibagi é um exemplo de vale fluvial. A linha que une os pontos mais profundos do leito do rio é chamada de talvegue.
Vales famosos
Erosão marinha é o processo de desgaste de rochas e solos litorâneos. A erosão marinha, também chamada de erosão marítima, é definida como “o processo de desgaste, transporte e sedimentação de rochas e solos litorâneos por agentes erosivos''.
A erosão laminar é a lavagem dos solos (retirada da camada superficial de sedimentos) pela água das chuvas ou pelos ventos; os sulcos erosivos são as estratificações ou “caminhos” deixados pela água nos solos; as ravinas são buracos ou danificações um pouco mais severos; e as voçorocas manifestam-se quando a erosão é ...
Erosão marinha trata-se do desgaste do solo através das ações do mar. Ela também desgasta as pedras e pode transportá-las para outros locais.
Plante árvores para evitar deslizamentos de terra. ... Proteja as culturas fracas com o plantio em faixas. ... Transforme uma encosta em um terraço.
A erosão pela água apresenta-se em seis diferentes formas, a seguir:
A erosão como sabemos, consiste no processo de desgaste, transporte e sedimentação das rochas e, principalmente, dos solos. ... A erosão pluvial é o principal tipo de erosão, causado pela ação da água das chuvas.
Erosão antrópica (seres humanos): é a erosão causada pelo homem, que tem papel importante na modificação do relevo, acelerando o processo de erosão, seja desmatando florestas para pastos, estradas, cidades, seja cavando túneis, aplainando morros, alterando biomas, conquistando mares, entre outras ações.
Escavando, desnatando, fazendo queimadas e etc. Por exemplo, nas encostas de um rio. O processo de erosão vai se intensificar quando os homens começarem a desmatar as encostas, onde a terra ficará solta e ocorrerá a erosão.
A imagem abaixo retrata um processo erosivo que se associa as chuvas: pela fixação do terreno argiloso. pelo nivelamento do relevo.
Processos erosivos são fenômenos referentes à transformação dos solos, que ocorrem em processos de retirada ou transporte de sedimentos da superfície. Eles acontecem a partir de etapas de desgaste, transporte e sedimentação das rochas ou do próprio solo.
Entre as ações humanas que causam a formação de processos erosivos destaca-se a retirada das vegetações, que exercem a função de conter a força das águas e dos ventos (atuando como uma espécie de obstáculo) e ajudam a manter a firmeza do solo, através de suas raízes. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Para combater os processos erosivos o reflorestamento é uma das saídas....Erosão
O processo erosivo pode ocorrer pela ação das águas das chuvas (erosão pluvial), pelos ventos (erosão eólica), água do mar (erosão marinha), água dos rios (erosão fluvial) e palas geleiras (erosão glacial).
Resposta. a erosão do solo, pode gerar: assoreamento de rios,ou seja o depósito de acúmulo das partÍculas de potencial de ocasionar ou agravar enchentes em períodos de chuvas intensas, podendo causar prejuÍzos não somente ao produtor, mas também á comunidade.
A erosão do solo é um desgaste natural que acontece por causa da ação da água corrente, do vento ou de atividades humanas que resulta no desgaste ou na remoção do solo.
Resposta. Resposta: Reduzindo o consumo de produtos prejudiciais ao meio ambiente, utilizando menos o plástico, reduzindo a quantidade de lixo produzido, menos consumo de papel, reciclar ou fazer uma coleta seletiva.
É o processo de degradação do solo causado pela seca excessiva e pela rápida perda de nutrientes deixando o ambiente com a paisagem parecida com a de um deserto.
O processo de desertificação pode ser resultado de atividades humanas ou de fatores naturais. A desertificação é caracterizada como o processo de degradação da terra nas zonas áridas, semiáridas e subúmidas secas, resultantes das atividades humanas ou de fatores naturais (variações climáticas).
Entre as causas possíveis para o processo de desertificação, citam-se: uso inapropriado dos solos pelas práticas agropecuárias, esgotando-os; desmatamento e exploração em larga escala de ecossistemas frágeis, uso inadequado e intensivo de agrotóxicos, secas muito prolongadas, ação das queimadas, entre outros.