Quais são os tipos de behaviorismo?
Outras diferenças entre as duas teorias são: “O behaviorista metodológico não nega a existência da mente, mas nega-lhe status científico ao afirmar que não podemos estudá-la pela sua inacessibilidade. O behaviorista radical nega a existência da mente e assemelhados, mas aceita estudar eventos internos” (p. 5).
O modelo causal de seleção do comportamento por consequências foi proposto por Skinner (1981). ... Não se trata, portanto, de "aniquilar" um dado comportamento disfuncional, mas avaliar as razões pelas quais ocorre e como implementar novos comportamentos e de que maneira isto poderia ser útil na real vivência do indivíduo.
A psicologia como ramo da filosofia está ligada às faculdades inatas e metafísicas, enquanto a psicologia científica seria a união da antiga psicologia filosófica com o lado experimental das ciências naturais. ... A psicologia filosófica envolve os aspectos de maior controvérsia: mente, consciência e subconsciência humana.
A palavra psicologia provém das palavras gregas “psique” e “logos”, que significam, respectivamente, “alma” e “estudo”. Portanto, psicologia significa o estudo da alma. Por outro lado, o termo filosofia vem das palavras gregas “philo” e “sofia”, que querem dizer “amor à sabedoria”. ...
Resposta. A diferença seria onde que pela psicologia filosófica o que predomina é o pensamento, e na psicologia científica é por base em pesquisas, estudos e experimentos comprovados.
A Psicologia científica Ciência é um conjunto de conhecimentos sobre fatos ou aspectos da realidade, expresso por meio de uma linguagem precisa e rigorosa. A forma de conhecimento da ciência supera em muito o conhecimento espontâneo do senso comum.