A primeira (dentição de “leite”) é formada por 20 dentinhos, sendo 10 em cada arcada....Erupção (“nascimento”)
Há 32 dentes permanentes: um par de cada um dos incisivos centrais, superiores e inferiores, incisivos laterais, caninos, primeiros pré-molares, segundos pré-molares, primeiros molares, segundos molares e terceiros molares (dentes do siso).
Também conhecidos como os terceiros molares, são os últimos a nascer e geralmente são extraídos, para que não perturbem o alinhamento do restante dos dentes e maxilares. Os dentes do siso não têm, no fundo, qualquer função relevante na boca.
Pré-molares— dentes com duas pontas (cúspides) na superfície para esmagar e moer os alimentos. Molares— trituram os alimentos, estes dentes possuem várias cúspides na superfície de mordida.
O dente do meio se chama Incisivos centrais.
Hipopótamo O hipopótamo também tem os maiores caninos de qualquer animal terrestre, que parecem duas espadas e chegam a colossais 40 centímetros de comprimento.
Número 24: Incisivo central. Número 25: Incisivo central. Número 26: Incisivo lateral. Número 27: Cuspid ou canino.
Sistemas de numeração dos dentes O primeiro quadrante (1) é o da parte superior direita da nossa boca; o segundo (2), da superior esquerda; o terceiro quadrante (3) corresponde à parte inferior esquerda; e o quarto (4) à inferior direita, na dentição definitiva.
Dentes do siso são os últimos molares de cada lado dos maxilares. São também os últimos dentes a nascer, geralmente entre os 16 e 20 anos de idade. Como os dentes do siso são os últimos dentes permanentes a aparecer, geralmente não há espaço suficiente em sua boca para acomodá-los.
Geralmente em torno dos 20 anos de idade, as raízes dos sisos já se encontram totalmente formadas, e o dente pode ou não esta presente na arcada dentária, ele pode estar totalmente incluso no osso ou parcialmente (o que chamamos de dente semi incluso).
De acordo com a profissional, existe sim a possibilidade de um quinto siso entrar em cena. Só que, dependendo da situação, esses molares se mantêm escondidos e, muitas vezes, o paciente não sabe que tem um dente a mais.
Não. Há pessoas que podem não apresentar algum deles ou todos. Em alguns casos, o dente até pode estar ali – mas a erupção não ocorre. Mas, na maioria das vezes, surgem os quatro sisos mesmo: dois superiores e dois inferiores.