A hiperplasia prostática benigna (HPB) é um aumento não canceroso (benigno) da glândula prostática, que pode dificultar a micção.
Prováveis Mecanismos da Hiperplasia Muscular Estas células ficam localizadas na periferia da fibra muscular, mais especificamente entre a lâmina basal e a membrana plasmática, também conhecida por plasmalema. Estas células são mioblastos que se encontram normalmente em estado quiescente./span>
Primeiramente vamos entender porque a testosterona, hormônio de ação virilizante e anabólica, é considerada o maior responsável pela construção da massa magra dos indivíduos./span>
Trata-se de um fenômeno de adaptação comumente observado no tecido muscular quando este é submetido a um regime de exercício físico como, por exemplo, o treinamento de força ou treinamento contra resistência. O grau de hipertrofia sofrida pelo músculo estará diretamente relacionado ao tipo e intensidade do exercício.
A massa muscular do corpo humano é composta por dois tipos principais de fibras musculares que são as vermelhas e as brancas. As fibras vermelhas são também chamadas de Tipo I ou de contração lenta e as brancas de Tipo II ou de contração rápida./span>
A fibra muscular é revestida por uma membrana delicada chamada de sarcolema. Consiste de uma membrana celular verdadeira, de uma fina camada de material similar ao da membrana envolve os capilares sanguíneos; contém também finas fibrilas colágenas.
a) Ventre Muscular é a porção contrátil do músculo, constituída por fibras musculares que se contraem. Constitui o corpo do músculo (porção carnosa). b) Tendão é um elemento de tecido conjuntivo, ricos em fibras colágenas e que serve para fixação do ventre, em ossos, no tecido subcutâneo e em cápsulas articulares./span>
Os músculossão constituídos de duas partes: o ventre muscular e os tendões. O ventre muscular é a parte carnosa da musculatura e, é responsável pela contração muscular, que, como já vimos, é o que produz os movimentos e movem os pesos que carregamos.
A contração muscular refere-se ao deslizamento da actina sobre a miosina nas células musculares, permitindo os movimentos do corpo. As fibras musculares contém os filamentos de proteínas contráteis de actina e miosina, dispostas lado a lado. Esses filamentos se repetem ao longo da fibra muscular, formando o sarcômero.
Tipos de músculos O corpo humano é formado por três tipos musculares diferentes: o estriado esquelético, o estriado cardíaco e o não estriado. Os músculos estriados esqueléticos estão normalmente associados ao sistema esquelético e possuem apenas movimentação voluntária, ou seja, sua contração é consciente.
Estrutura da musculatura esquelética Cerca de 200 a 250 fibras musculares são cercadas pelo endomísio, formando a unidade funcional do músculo, a banda primária (sarcômero). Grupos de sarcômeros são envolvidos por perimísio construindo as bandas secundárias (“fibras musculares”).
A fibra muscular (figuras 2, 3, 4, e 5) é a unidade fundamental na estrutura do músculo. Cada fibra apresenta-se envolvida por tecido conjuntivo denominado endomísio. As fibras agrupam-se para constituir os feixes musculares, sendo também envolvidos por um tecido conjuntivo denominado perimísio.
Compõem a fibra muscular esquelética: B) Sarcômero, túbulos T, periósteo. Os sarcômeros são as estruturas funcionais dos músculos, aqui estão as fibras de actina e miosina formando as bandas musculares, elas deslizam umas sobre as outras para gerar a contração./span>
Além disso, de acordo com as características estruturais, os músculos podem ser classificados em liso, esquelético e cardíaco. Esses músculos atuam diretamente ligados com o sistema nervoso com o objetivo de permitir que a movimentação aconteça de forma correta e coordenada.
Quanto à organização das fibras Os peniformes podem ser unipenados, quando o músculo se encontra num lado do tendão; bipenados, quando o músculo converge nos dois lados do tendão ou multipenados, quando o músculo apresenta vários tendões./span>
O músculo trapézio é um músculo triangular, achatado e par localizado superficialmente na parte de trás do pescoço e do tórax. Em conjunto os dois músculos trapézios formam, uma forma de diamante ou trapézio, responsável pelo seu nome.
Olá! Os músculos do nosso organismo realizam diversas funções de importância fundamental para o bom funcionamento do organismo humano. A ação básica de qualquer músculo é a movimentação do corpo humano. São os músculos do esqueleto, os ossos e a articulações os responsáveis por essa ação./span>
Músculos dos Membros Superiores
Os músculos são constituídos por tecido muscular e caracterizam-se pela sua contratibilidade, funcionando pela contração e extensão das suas fibras. A contração muscular ocorre com a saída de um impulso elétrico do sistema nervoso central que é conduzido ao músculo através de um nervo.