O objetivo primário de um programa de intervenção nutricional é a melhoria do estado nutricional do grupo objetivo. Este pode ser medido por indicadores dietéticos, bioquímicos, clínicos, antropométricos e biofísicos. Indicam os diferentes níveis do estado nutricional de uma população.
Aos atletas, é sugerido o consumo de 5 a 8 g de carboidrato/kg de peso/dia e que descansem periodicamente para que o músculo restabeleça seus estoques de glicogênio. De 8 a 10 g de carboidrato/kg de peso/dia é indicada para atletas que participam de exercícios intensos (acima de 70% do VO2 máximo) durante várias horas.
O consumo de carboidrato durante o exercício com uma duração superior a 1 hora assegura o fornecimento de quantidade de energia durante os últimos estágios do exercício. A taxa ideal de ingestão deve ser de 25 a 30 g de carboidrato a cada 30 minutos (BURKE, 2000; BURKE et al, 2004).
A prática regular de exercícios físicos envolve muito mais do que estética. Ela contribui para o bem-estar físico, saúde mental, bom funcionamento do coração, circulação sanguínea, da respiração e até mesmo dos hormônios.
A prática regular de atividade física traz bem-estar físico e mental, além de contribuir para o bom funcionamento do coração, da circulação sanguínea, da respiração e até dos hormônios.
A importância da agricultura é, assim, indiscutível, pois é a partir dela que se produzem os alimentos e os produtos primários utilizados pelas indústrias, pelo comércio e pelo setor de serviços, tornando-se a base para a manutenção da economia mundial.