Algumas reações adversas relacionadas à administração de ciclofosfamida incluem perda de cabelo, náuseas e vômitos, supressão da medula óssea (com baixa produção dos leucócitos e plaquetas), suscetibilidade à infecção, esterilidade, amenorreia e menopausa.
Ciclofosfamida Interfere com a função normal do DNA pela alquilação e ligação cruzada das fitas de DNA, e pela possível modificação das proteínas. Formação de íon carbônio com elétrons não pareados no último orbital – reagindo com doadores de elétrons – DNA. Apresenta potente atividade imunossupressora.
Ciclofosfamida é um remédio usado no tratamento do câncer que atua impedindo a multiplicação e ação das células malignas no organismo. É também muito usado no tratamento de doenças autoimunes por ter propriedades imunossupressoras que diminuem o processo inflamatório no corpo.
Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com prednisolona são aumento do apetite, má digestão, úlcera péptica, pancreatite, esofagite ulcerativa, nervosismo, fadiga e insônia.
A mielossupressão é uma condição na qual a atividade da medula óssea é diminuída, resultando em menor número de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. É um efeito colateral de alguns tratamentos contra o câncer.
8 principais efeitos colaterais dos corticoides
“Recomendo controlar a ingestão de gorduras, embutidos, refrigerantes e aumentar o consumo de líquidos, bem como a prática de esportes. É importante esclarecer que os efeitos se agravam com a utilização contínua, o uso esporádico, como para tratar crises agudas, oferece menos riscos”, afirma.