Um dos sintomas mais comuns de que os bicos injetores estão sujos é a marcha-lenta irregular, além da perda de força no momento da arrancada do veículo e falhas. Outros fatores também podem causar o depósito de sujeira na válvula injetora além do uso de um combustível ruim, como é o caso do alto consumo de óleo.
Quando o sistema de injeção começa a ter um mau funcionamento, a tendência é que seja um problema no bico injetor. Normalmente, ocorre o entupimento da peça, fazendo com que ele não pulverize corretamente o combustível. Assim, a compressão não fica eficiente, perde a potência e força o motor a gastar mais.
O grande inimigo dos bicos injetores são os combustíveis de má qualidade. Alberto relata que, ao abastecer com fluido alterado, os problemas podem até se agravar. “Os bicos entopem e travam, de forma que a peça perde a função de pulsar o combustível, podendo levar até a queima do circuito elétrico”, explica .
O bico injetor é uma válvula eletromagnética de extrema precisão do sistema alimentador do motor. Ele é considerado de extrema precisão porque fazem a dosagem do combustível de acordo com a necessidade do motor. Eles têm a função de pulverizar esse combustível no coletor de admissão ou direto no na câmara de combustão.
Por isso o teste é necessário”, explica Tedd. Após o tempo de limpeza, que pode variar de 5 a 15 minutos, é necessário remover o produto da limpeza de dentro das válvulas através de uma retro-lavagem (2c).
O etanol tem uma capacidade maior do que a gasolina comum para manter os bicos injetores limpos, considerando os veículos com motor flex. Por isso, o efeito do álcool realmente se aproxima ao da gasolina aditivada.
Qual o melhor produto para limpeza de bicos injetores
Sem corrente elétrica, o bico injetor fica fechado. Depois de aberto, então, coloque a peça em um recipiente produto específico para limpeza de bico injetor. Deixe de molho um tempo para que o produto aja. Depois é só secá-la e recolocá-la.
O perfect clean é uma composição química desenvolvida pela Koube para limpar o sistema de alimentação, admissão e câmara de combustão do motor de automóveis. Se o seu carro estiver falhando ou apresentando barulhos estranhos, perfect clean, pode ser a solução.
Geralmente, as instruções serão de adicionar o limpador de bico injetor diretamente no tanque de combustível do veículo. Essa adição deve ser feita na quantidade especificada pelo fabricante, ou você corre o risco de não ter o resultado desejado para a limpeza dos seus bicos injetores.
Já o aditivo é vendido separadamente e adicionado ao combustível presente no veículo, que pode ser em maior ou menor quantidade no tanque. Fora isso, os combustíveis aditivados fazem uma limpeza mais gradativa no motor. É importante tomar cuidado ao acrescentar o aditivo ao combustível já aditivado.
Os aditivos para gasolina têm a função de auxiliar na limpeza do motor, o produto ajuda a prevenir o acúmulo de sujeira que se forma naturalmente com a queima do combustível.
A Promax Bardahl, há 66 anos no mercado de fabricação de lubrificantes de motores e aditivos, confirma mais uma vez seu pioneirismo e sai na frente da concorrência com um produto inovador, que vai dar o que falar: o Fuel Special Cleaner 6 em 1, o aditivo mais poderoso para carro a gasolina, etanol e flex.
Melhor aditivo para gasolina
Melhor descarbonizante
Descarbonizar o motor significa retirar o excesso de depósitos de carvão resultantes da queima de combustíveis fósseis (Gasolina/Diesel), mais acentuado em motores sem gerenciamento eletrônico de injeção de combustível.
Quais são os benefícios da descarbonização?
Descarbonização Física: Quando o motor apresenta um grau de acumulo de carbono muito elevado é ser necessário abrir o cabeçote e remover as válvulas de admissão de escape para fazer a limpeza manualmente, raspando todo acúmulo endurecido dos depósitos de carbono existentes das válvulas.
A borra no motor consiste no depósito de resíduos sólidos em várias peças. Isso compromete a performance do veículo como um todo. Trata-se de resíduos de óleo que vão se formando dentro do motor, criando uma camada. Com isso, os problemas começam a surgir, pois não há como o líquido circular livremente pelas peças.