O mais provável é que ela tenha origem no instinto de caça dos cachorros, que, antes de serem domesticados, precisavam capturar presas para se alimentar. A reação dos gatos ao encontrar um cachorro, visto como um animal estranho a seu território e uma potencial ameaça, reforçaria ainda mais essa relação pouco amistosa.
Uma das formas mais efetivas de apresentar cão e gato pela primeira vez é fazer isso em um ambiente controlado. Não deixe ambos soltos e prontos para saírem correndo pela casa. Isole um dos animais e permita que o outro circule livremente pelo ambiente, sentindo o cheiro do companheiro.
O tratamento de feridas por mordidas geralmente incluem, tosa e limpeza da região, uso de analgésicos, avaliações periódicas com curativos diários, uso de colar protetor para o animal não lamber a ferida e SEMPRE ACOMPANHADA DE UM OU UMA ASSOCIAÇÃO DE ANTIBIÓTICOS.
COMO FAZER SEU CACHORRO SE ACOSTUMAR COM OUTRO FILHOTE
Sim, pode dar banho em filhote de cachorro que não esteja vacinado. Uma vez que em casa o peludo não entrará em contato com outros animais, ele não necessariamente precisa estar vacinado para ser lavado. No entanto, a especialista recomenda que, se possível, o tutor aguarde até poder dar banho com um profissional.
Antes de sair, acostume o cão a ser contido com a coleira e a caminhar ao seu lado o tempo todo, acompanhando o seu ritmo, para que ele entenda que você está no comando. Esse treinamento deve ser realizado dentro de casa, antes do passeio, assim o seu cachorro entenderá que não deve sair correndo por aí.
“A melhor maneira é fazer do passeio um momento agradável, de felicidade para você e para o pet”, recomenda a veterinária. Nesse sentido, para o cachorro com medo de passear, ela diz que uma dica é ter em mãos petiscos para premiar o pet quando for passear.
O ideal é que o tutor sempre carregue no passeio uma porção de petisco ou um brinquedo que o pet goste muito. A ideia aqui é estimular, de forma positiva, a vinda espontânea do bicho até você no trajeto. Quando ele obedecer, recompense-o com petiscos, carinhos ou brincadeiras.