As duas opções mais utilizadas para o tratamento da escabiose são a Permetrina 5% ou a Ivermectina em comprimidos. A Permetrina 5% deve ser aplicada em todo corpo do pescoço para baixo (nas crianças pode ser aplicada no rosto, com cuidado para não atingir os olhos), sendo enxaguada no banho após 8 a 14 horas.
O ideal é consultar o dermatologista para que seja indicado o melhor creme hidratante de acordo com o tipo de pele. Além disso, em alguns casos, para aliviar a coceira de forma imediata, o médico pode receitar remédios anti-alérgicos, como loratadina ou dexclorfeniramina, por exemplo.
Para se eliminar o ácaro causador da sarna (escabiose) das roupas do paciente, é suficiente que se escalde a roupa em água quente ou que se passe o ferro de engomar aquecido.
A avaliação das lesões pode ser feita também com o uso da dermatoscopia, que é um exame em que é usado um aparelho que permite observar a estrutura mais interna da pele. Conheça mais sobre a dermatoscopia.
O ciclo de vida deste ácaro dura cerca de 30 dias. Após a cópula, o ácaro macho morre enquanto a fêmea penetra através das camadas superficiais da pele, criando um microscópico túnel, onde ela fica entocada, depositando os seus ovos durante toda sua vida, que dura cerca de 30 a 60 dias.
A doença é causada pelo Sarcoptes scabiei, um ácaro que parasita o ser humano e provoca uma intensa coceira. A transmissão da escabiose pode ocorrer pelo uso comum de vestuários e roupas de cama, de pessoas contaminadas, embora o principal meio de disseminação do ácaro seja através do contato sexual.
O principal sintoma é a coceira, que em geral é intensa e bastante incômoda, sendo mais comum à noite por ser o período de reprodução e deposição dos ovos. Aparecem pequenas pápulas (“bolinhas”) da cor da pele ou acinzentadas com crostas.
A transmissão da escabiose pode acontecer através do contato direto com a pele de pessoas que têm a doença ou com objetos infectados com o parasita, como roupas, colchão, lençol e toalhas de banho, por exemplo.
Coceira intensa no corpo, especialmente nas mãos, pés e área genital, que parecem piorar durante à noite, pode ser causada por escabiose, popularmente conhecida como sarna humana.
Outra boa opção para tratar sarna é o vinagre de maça. Isso porque, o vinagre possui diversas propriedades que combatem a doença e ajudam na recuperação da pele. Para usá-lo você deverá ingerir o vinagre. Dilua uma colher de sopa em um copo de água.
Nos homens, as lesões surgem geralmente nos genitais, no pênis e no escroto. Enquanto que nas mulheres, as lesões aparecem mais nos mamilos. Já em bebês e crianças muito pequenas, as lesões podem parecer bolhas cheias de água e costumam surgir nas plantas dos pés, palmas das mãos, couro cabeludo, pescoço e rosto.
A cura é geralmente em 10 dias. Entretanto a coceira pode demorar mais para desaparecer, em alguns pacientes pode durar até 1 mês ainda mais se a sua pele estiver seca, por isso é importante a hidratação correta neste momento.
O tratamento para a escabiose envolve o uso de sabonetes ou pomadas que contenham substâncias capazes de eliminar o ácaro e seus ovos, como benzoato de benzila, deltametrina, tiabendazol ou monossulfeto de tetraetiltiuran.
A permetrina 5% tópica é o tratamento de primeira escolha para tratar escabiose. Deve-se aplicar a loção do pescoço para baixo, incluindo palmas das mãos e plantas dos pés, regiões interdigitais, periumbilical, genital e áreas sob as unhas. Faz-se a remoção do produto, no banho, 8 a 14 horas após a aplicação.
Em geral, tratamos a escabiose com tópicos por período de 3-4 dias , repetindo -se por 2 semanas seguidas. Em casos graves ou resistentes , podemos associar ivermectina oral ou outro medicamento a depender da idade, presença ou não de gestação.
A Escabiose (Sarna) é uma infestação humana comum, altamente contagiosa, que pode afetar a família inteira, um de cada vez. Não é grave, não é do cachorro, afeta qualquer classe social e também não tem a ver com a má higiene, podendo ser curada em 1 ou 2 semanas.
Se usar o sabonete, deve-se lavar cuidadosamente a parte afetada, produzindo uma espuma que deverá permanecer na pele até secar. Permanecer por 24h. Pode-se repetir após 7 a 10 dias.
doses em termos de Benzoato de benzila. usar na pele do corpo (do pescoço para baixo), após o banho. passar o produto com auxílio de algodão. 3 únicas aplicações: uma aplicação inicial, a segunda após 12 horas e a terceira após mais 12 horas.
O principal sintoma é a coceira, que em geral é intensa e bastante incômoda, sendo mais comum à noite por ser o período de reprodução e deposição dos ovos.
Após o início do tratamento é importante prestar atenção à prevenção para interromper a cadeia de transmissão da sarna humana. É fundamental evitar contato com pessoas e roupas contaminadas, trocar lençóis diariamente e garantir que todos que convivem com o paciente sejam simultaneamente tratadas.
Dependendo da causa da coceira, o tratamento deve ser um ou outro. Contudo, a nível geral você pode experimentar o seguinte: Aplicar gel de aloé vera: esta planta conta com propriedades anti-inflamatórias e sedantes, reduzindo a coceira e conseguindo que você se sinta muito melhor.
Outra boa opção para tratar sarna é o vinagre de maça. Isso porque, o vinagre possui diversas propriedades que combatem a doença e ajudam na recuperação da pele. Para usá-lo você deverá ingerir o vinagre. Dilua uma colher de sopa em um copo de água.
Sim, além da escabiose, coceiras pelo corpo que pioram à noite também podem ser sinal de doenças no fígado, como tumores ou cirrose biliar primária. Nesses casos, como não há formação de feridas na pele, a pessoa pensa que a coceira é alguma alergia e espera passar.
O tratamento da sarna humana deve ser individualizado, dependendo das características da doença e das condições gerais de saúde da pessoa, e pode contar com uso de medicamento oral e sabonetes específicos.
O enxofre precipitado 6 a 10% em vaselina, aplicado por 24 horas, por 3 dias consecutivos, é efetivo e seguro e costuma ser usado em recém-nascidos com < 2 anos de idade.