Manga e mamão: sem cascas e sementes/caroço – fortalecem o sistema imunológico e diminui o risco de doenças degenerativas; Goiaba; Banana: sem casca – rica em fibras, potássio, vitaminas A, complexo B, C e E. Pera: fonte de potássio, vitaminas A, B1, B2 e C e sais minerais.
8 frutas que gatos podem comer sem medo
Saiba quais as frutas que gatos podem comer
Entre os vegetais recomendados pelo veterinário estão a cenoura, que auxilia na saúde oral; a alface e a couve, que são alimentos ricos em fibras e melhoram o trato intestinal; a beterraba e a abóbora.
Cuide melhor do seu pet: 9 alimentos proibidos para gatos!
O importante é não incluir carnes gordurosas, como costela, músculo e afins, pois podem prejudicar a saúde do animal. Além das carnes, é necessário misturar legumes e vegetais variados (cozidos!) como batata, cenoura, beterraba, chuchu, inhame, brócolis, espinafre e couve-flor.
2. Alimentação Natural. Assim como o patê para gatos, a alimentação natural preserva a umidade do alimento, sendo super indicada para evitar problemas renais nos gatinhos. Além disso, é feita de forma balanceada, a fim de evitar problemas digestivos e de peso.
A alimentação dos gatos é, fundamentalmente, a ração seca e a úmida de acordo com a fase de idade que ele se encontra. Lembre-se, a ração é uma excelente fonte de proteína e isso é muito importante para o desenvolvimento deles; Os brinquedos que não sejam de corda ou novelos de lã.
Preparação da dieta caseira de carne: Cozinhe por pouco tem em uma frigideira anti-aderente os fígados de frango sem azeite nem sal. Corte as batatas, os ovos e a cenoura em cubinhos pequenos. Misture todos os ingredientes: a carne picada crua, o fígado de frango pouco cozinhado, as batatas, as cenouras e os ovos.
A carne é o alimento mais adequado para os gatos, que têm uma dieta baseada, sobretudo, em proteína. O alimento é o pilar nutricional do felino porque é aquele que mais se aproxima da quantidade de aminoácidos necessária para suprir todas as carências do gato. O animal pode consumir qualquer tipo de carne.
A carne totalmente crua geralmente contém diferentes microrganismos, como bactérias, vermes e outros parasitas que podem prejudicar seriamente a saúde do gato, causando intoxicações e problemas gastrointestinais.
Bruno Saito, médico-veterinário da Petz, explica que carne crua para gatos faz mal. “Da mesma forma que nós, os pets podem ter intoxicação alimentar e se contaminar com carne crua”, comenta. Por isso, esse não é o petisco mais recomendado para os bichanos.
Clara esclarece que, além da conhecida salmonela, que pode causar diarreia, febre, vômitos e náuseas, este tipo de carne pode conter a campylobacter. Com nome complicado, o micro-organismo pode trazer consequências sérias à saúde, como o desenvolvimento da síndrome de Guillain-Barré, que causa paralisia e hepatite.
Gato pode comer carnes saudáveis A carne mais saudável para os gatos é também a que eles mais gostam: o frango. A carne de peru e de galinha também são boas e fazem parte dos alimentos que gatos podem comer.
Alimentando o gato durante o dia Quantas vezes e que horários do dia o gato deve comer? Um gato adulto deve comer não menos que 3 vezes ao dia, especialmente se ele se alimenta de biscoitos, é recomendável deixá-lo comer várias refeições ao longo do dia.
O especialista explica que todo bichano deve ir ao banheiro, pelo menos, uma vez ao dia. “Diariamente, o tutor deve encontrar fezes na caixinha de areia”, comenta. Porém, de acordo com o veterinário, mesmo pets saudáveis podem passar um ou até dois dias sem fazer suas necessidades, dependendo da dieta e dos hábitos.
Para calcular a quantidade de ração por refeição, basta dividir o consumo diário pela quantidade em cada refeição. Assim, um gato persa, por exemplo, que pesa entre 4 e 5 kg, consome até 70 g e é alimentado 2 vezes ao dia, terá 35 g disponíveis por refeição ou meio copo de 200 ml quase completo.