O Eugenol é um agente de restauração provisória utilizado no preparo da pasta de óxido de zinco e Eugenol que, na área da Odontologia, possui diferentes aplicações, como uso em restauração, cimentação provisória, curativo periodontal cirúrgico e Endodontia.
Dessa forma, sugere um potencial efeito anti-inflamatório em pulpites agudas e periodontites apicais por alterarem a capacidade de adesão dos macrófagos e modularem reações imunes e inflamatórias nas polpas dentárias e tecidos periapicais.
O Eugenol é um composto aromático que está presente nos cravos, canela, sassafrás e mirra.
Os materiais usados como forradores cavitários como os cimentos de óxido de zinco e eugenol, hidróxido de cálcio, ionômero de vidro e alguns sistemas de união pos- Page 2 60 Sacramento et al. Revista de Odontologia da UNESP suem propriedades antibacterianas, reduzindo o número de microrganismos4 e promovendo mudanças ...
Os principais materiais de restauração utilizados costumam ser resina, amálgama, ouro e porcelana....Amálgama
Resistência a compressão e a tração, liberação de flúor, adesividade e coeficiente de expansão térmica linear são algumas das propriedades dos ionômeros que quando comparadas com as de outros cimentos, são fatores decisivos na eleição do material protetor e/ou forrador.
Os materiais disponíveis para proteção pulpar são o hidróxido de cálcio (CaOH), o ionómero de vidro, o agregado de trióxido mineral (MTA) e o novo material à base de silicato de cálcio modificado com resina (Theracal LC).
A proteção do complexo dentinopulpar é a base para que o elemento dentário exerça suas funções na plenitude. Sua finalidade é promover o restabelecimento da polpa dentária, estimular o desenvolvimento de um tecido calcificado e proteger o tecido pulpar de irritações adicionais posteriores.
É um verniz de características superiores que tem a capacidade de recobrir os túbulos dentinários, impedindo a penetração das substâncias que compõem os materiais de restauração e cimentação, reduzindo a sensibilidade pós-operatória.
Cria uma barreira contra agentes químicos, forma uma película sobre a superfície e promove o selamento marginal. * Solução de verniz cavitário, atua como uma barreira contra os agentes químicos presentes nos materiais restauradores.
Aplique uniformemente Fluorniz por quadrante, removendo os excessos não aderidos. Não é necessário a secagem com ar do produto. Após a aplicação instrua o paciente para não ingerir alimentos sólidos e naquele dia não escovar os dentes. Após o uso, feche bem o frasco do verniz.
O verniz fluoretado auxilia efetivamente na remineralização da superfície dentária e previne o desenvolvimento e progressão das lesões de cárie. O uso do verniz fluoretado apresenta vantagens principalmente para crianças pequenas, pois endurece rapidamente.
Duraphat deve ser aplicado pelo dentista. Para potencializar os efeito de Duraphat, recomenda-se remover o excesso da placa e secar os dentes antes da aplicação do produto. Dependendo do acesso, o verniz com flúor Duraphat pode ser aplicado com o auxílio das hastes flexíveis com pontas de algodão, pincel ou sonda.
Como é feita aplicação do flúor O flúor concentrado deve ficar em contato com os dentes por 1 minuto, e após a aplicação, é necessário ficar ao menos 30 minutos a 1 hora sem ingerir alimentos ou líquidos.
O flúor ajuda a prevenir as cáries de duas maneiras distintas: O flúor se concentra nos ossos em crescimento e nos dentes em desenvolvimento das crianças, ajudando a endurecer o esmalte dos dentes de leite e permanentes que ainda não nasceram.
Várias formas de tratamento para sensibilidade dos dentes têm sido usadas para proporcionar alívio, tal como a aplicação tópica de flúor, enxaguantes bucais fluoretados, uso de adesivos e selantes dentinários, aplicações de laser, dentifrícios de dessensibilização, recobrimento da área radicular exposta com ...
Usar um gel ou creme dental indicado para a sensibilidade dentária. Escovar os dentes suavemente com uma escova dental de cerdas macias e água morna. Mudar a dieta, evitando alimentos quentes ou frios por um ou dois dias depois do branqueamento. Evitar o uso excessivo de tratamentos branqueadores em casa.
Dentes sensíveis (hipersensibilidade dentinária) podem ocorrer quando as gengivas se afastam do dente na linha da gengiva, expondo a camada da dentina do dente. A dentina é a camada mais macia do dente, que fica abaixo da superfície do esmalte.
Já a sensibilidade dentária se dá, geralmente, quando há alguma retração da gengiva, deixando um pouco da raiz exposta. "Essa dor ocorrerá mediante um estímulo externo, como o frio ou quente, por exemplo". Também pode ser sentido diante da abrasão da escova na região, próximo à gengiva.