Havia dois tipos de colónias, as apoikiai e as emporia. ... As cidades-estado gregas começaram a estabelecer colónias por volta de 800 a.C. em Al Mina, na costa da Síria e Pithekoussai, em Ísquia, na Baía de Nápoles. Novos colonos partiram da Grécia na transição entre a Idade das Trevas e o início do Período Arcaico.
As colónias ou colônias, na Antiguidade, eram cidades/estado fundadas por uma cidade-mãe, não tendo, ao contrário de colónias mais recentes, extensões muito grandes de território - somente o necessário para o objectivo com que cada cidade era fundada.
Uma colônia grega era uma nova pólis que os gregos fundavam em uma nova localidade, de modo a evitar a superpopulação da cidade e expandir o domínio grego sobre os recursos naturais.
Uma das colónias mais importantes fundadas pelos Fenícios foi Cartago (Kart Hadash), que se tornou a grande cidade comercial do Mediterrâneo, suplantando Tiro, a sua cidade-mãe. Por esta colónia passavam os produtos provenientes das rotas de caravanas que atravessavam o Sara - marfim, ouro, escravos e pedras preciosas.
Foi esse grupo que deu início à colônia de Massachussets....As Treze Colônias
Principais características do período arcaico: - Construção dos primeiros templos. ... As cidades-estado mais importantes do período arcaico foram: Atenas, Esparta, Tebas e Corinto. - Desenvolvimento da arte cerâmica com suas pinturas, retratando aspectos culturais da Grécia Antiga.
Durante o período homérico, os povos gregos se organizavam predominantemente em genos, grandes famílias lideradas por um chefe, o páter, o que caracterizou as comunidades gentílicas como patriarcais. ... Este processo lento, ao longo do tempo, provocou algumas mudanças na organização da sociedade grega da época.
Como características econômicas e sociais de Esparta no Período Arcaico, podemos citar. a) a existência de uma oligarquia aristocrática que mo no - polizava o poder militar, político e religioso, tendo a. agricultura como base de sua economia.
(Mackenzie) Foram características econômicas e sociais da Cidade-Estado Esparta, no período Arcaico: ... c) a existência de uma oligarquia aristocrática, que monopolizava o poder militar, político e religioso, culturalmente arcaica, sem atividades mercantis.
Resposta. Resposta: As riquezas da “pólis” permitiam que as pessoas procurassem entender as coisas do espírito, para explicar o que movia os empreendedores conquistadores gregos.