Medicamento ético é aquele medicamento prescrito por médicos que, legalmente, não pode ser anunciado na mídia de massa, ficando a propaganda restrita apenas às publicações especializadas, ainda assim, direcionada aos médicos através de propagandistas de laboratórios farmacêuticos.
Confira agora os tipos de medicamentos disponíveis no mercado:
Mas o que é "nome genérico"? É o nome dado às "substâncias ativas que fazem o medicamento funcionar"; é o único "documento de identidade " que permite aos profissionais de saúde saber o que realmente existe dentro de um medicamento.
Quanto à Origem Natural: medicamentos de origem natural. Ex: Mel, Própolis. Vegetal: medicamentos extraídos de plantas. Ex: Berinjela, utilizada para emagrecimento.
Os fármacos podem ser classificados de diversas formas: de acordo com a estrutura química, de acordo com a ação farmacológica, de acordo com a ação sobre os sistemas fisiológicos e como fármacos ou pró-fármacos, entre outros.
Há várias maneiras de tomar medicamentos; podem ser engolidos, injectados, aplicados na pele, usados em aerosol ou inalados. A origem dos medicamentos vem do passado onde os medicamentos tiveram origem nas ervas e plantas.
Entorpecente - Substância que pode determinar dependência física ou psíquica relacionada, como tal, nas listas aprovadas pela Convenção Única sobre Entorpecentes .
Droga derivada:produtos derivados de animais ou vegetais,obtidos diretamente,sem a utilização de processos extrativos elaborados.
Já a droga vegetal é a planta medicinal, ou suas partes, que contenham as substâncias, ou classes de substâncias químicas que são responsáveis pela ação terapêutica, após terem passadas por processos de coleta, estabilização, e secagem, podendo estar na forma íntegra, rasurada, triturada ou pulverizada.
Assim, para que uma matéria possa ser considerada como droga, segundo o sentido farmacognóstico, deverá preencher as seguintes condições: – 1) Ser de origem vegetal ou animal; – 2) Ter sido submetida a processo de coleta e de conservação; – 3) Não ser obtida através de processos extrativos delicados (droga derivada); – ...
No Brasil, a legislação define como droga "as substâncias ou produtos capazes de causar dependência, assim especificados em lei ou relacionados em listas atualizadas periodicamente pelo Poder Executivo da União" segundo o parágrafo único do art. 1.º da Lei n.º 11.
Do ponto de vista legal as drogas podem ser classificadas como drogas lícitas e ilícitas. Drogas lícitas: as que podem ser livremente comercializadas e as que estão submetidas a certas restrições. Por exemplo, bebidas alcoólicas e tabaco não podem ser comercializados para crianças e adolescentes.
Droga é toda e qualquer substância, natural ou sintética que, introduzida no organismo modifica suas funções. As Drogas naturais são obtidas através de determinadas plantas,de animais e de alguns minerais.
A classificação de drogas mais conhecidas tratam - se das drogas lícitas e ilícitas. Assim sendo, como exemplos de drogas lícitas , temos: bebidas alcoólicas e tabaco. Já como exemplo de drogas ilícitas temos: crack, maconha, cocaína e etc.
O consumo da heroína pode ser diretamente pela veia, forma mais comum no ocidente, ou inalada, como é, normalmente, consumida no oriente.