As expressões "afogamento secundário" ou "afogamento seco" são utilizadas popularmente para descrever situações em que a pessoa acaba falecendo depois de, algumas horas antes, ter passado por uma situação de quase afogamento.
Sintomas de água no pulmão
Em caso positivo, deite o bebê sobre o lado esquerdo do corpo para ele expelir a água. Se não estiver respirando, faça respiração boca a boca e massageie o tórax da criança. É muito importante que a respiração do pequeno seja recuperada o quanto antes, para evitar que ele sofra alguma lesão cerebral.
Ocorre quando alguém aspira água e o líquido acaba indo para o pulmão. Os pulmões ficam irritados e cheios de fluidos, que podem resultar em problemas respiratórios, danos cerebrais e até morte. O perigo maior do afogamento secundário é que a resposta não é imediata.
Água entra pelo nariz, invade os pulmões e detona células do sangue. A pessoa aspira muita água, que encharca os pulmões, causando asfixia, inconsciência e até a morte. O afogamento é a quarta causa de morte acidental em adultos e uma das três principais em crianças. Por ano, acontecem 500 mil afogamentos no mundo.