Estereoisômeros - isômeros que têm a mesma conectividade, mas que diferem no arranjo de seus átomos no espaço. - Enantiômeros - estereoisômeros que são imagens especulares não-superponíveis um do outro. - Diasteroisômeros - estereoisômeros que não são imagens especulares um do outro.
O número possível de estereoisômeros é 2n, onde n é o número de centros quirais.
Um carbono assimétrico é aquele que está ligado a quatro substituintes diferentes. Um substância com um carbono assimétrico pode existir como dois diferentes estereoisômeros. Os dois isômeros são análogos à mão direita e à esquerda. Moléculas de imagen especular não sobreponível são chamadas de enantiômeros.
Por exemplo, o hormônio adrenalina possui dois enantiômeros, o dextrogiro e o levogiro.
Número de isômeros opticamente inativos (misturas racêmicas) = (2n )/2. onde n é o número de carbonos quirais na molécula.
O requisito básico para um composto possuir isômero óptico é possuir ao menos um carbono quiral conferindo assimetria à molécula. ... Um composto assimétrico pode ser classificado em dextrógiro ou levógiro e isso é definido a partir da incidência de um feixe de luz sobre a molécula.
É correto afirmar que I e II são: Tautômeros. Isômeros ópticos.
Há isomeria óptica quando o composto contém pelo menos um carbono assimétrico (C*), também chamado de carbono quiral. Leia também Isomeria Espacial e Química Orgânica.
Isômeros são substâncias químicas diferentes que apresentam propriedades físicas e químicas diferentes, mas que possuem a mesma fórmula molecular, ou seja, a mesma quantidade de átomos de cada elemento químico.
Resposta: Em Química, uma mistura racémica ou mistura racêmica é uma mistura em quantidades iguais de dois enantiómeros de uma molécula quiral, cuja atividade ótica não desvia o plano da luz polarizada nem para a esquerda, nem para a direita. É, portanto uma mistura de 50% do enantiômero levogiro e 50% do dextrogiro.
É um composto orgânico que, embora contenha dois ou mais átomos de carbonos assimétricos, com ligantes iguais, não é opticamente ativo, apresentando uma configuração tal que cada metade da molécula é a imagem especular da outra, e um dos carbonos desvia a luz polarizada de um ângulo µ para a direita e o outro carbono ...
2. A vibração do plano da luz polarizada é desviada para a esquerda: Isso significa que o composto é opticamente ativo e ele constitui o isômero óptico denominado de levogiro; ... Pode ser uma mistura racêmica (50% do dextrogiro e 50% do levogiro) ou ser uma substância que não possui atividade óptica.