A identificação é um mecanismo psíquico bem conhecido, fazendo parte do vocabulário geral das pessoas. ... A personalidade constitui-se e diferencia-se partir de uma série de identificações. Freud foi o primeiro a perceber, descrever e ampliar a compreensão desse mecanismo psíquico.
Quais são os mecanismos de defesa? ... Existem pelo menos quinze tipos de mecanismos de defesa conhecidos e explicados pelas teorias da psicologia. Entre eles, podemos citar: compensação, expiação, fantasia, formação reativa, identificação, isolamento, negação, projeção e regressão.
Eu ideal (ego ideal) A criança fica identificada com os anseios e demandas pulsionais dos pais e essas inscrições precoces no aparato psíquico constituem os rudimentos de um Eu. O Eu Ideal seria essa instância em que o Eu do bebê está repleto da libido e dos ideais de perfeição dos pais.
A definição corresponderia ao chamado narcisismo primário, uma concentração de libido dentro do eu. Posteriormente, na vida do sujeito, quando a libido antes dirigida para os objetos externos se retrai para o ego (então já constituído), fala-se em narcisismo secundário.
No Seminário A angústia, Lacan designa o objeto de que se trata em psicanálise como objeto a, e fala a seu respeito numa certa referência — e diferença — com o objeto do conhecimento, correlato da razão. ... O objeto a é externo a toda definição possível da objetividade.
Sigmund Freud descreve a pulsão como um conceito "situado na fronteira entre o mental e o somático, como o representante psíquico dos estímulos que se originam no corpo - dentro do organismo - e alcança a mente, como uma medida da exigência feita à mente no sentido de trabalhar em conseqüência de sua ligação com o ...