Contudo, na psicologia, resiliência é a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas – choque, estresse, algum tipo de evento traumático – sem entrar em surto psicológico, emocional ou físico, encontrando soluções estratégicas para ...
A flor de lótus
Resiliência significa voltar ao estado normal, e é um termo oriundo do latim resiliens. Resiliência possui diversos significados para a área da psicologia, administração, ecologia e física. Resiliência é a capacidade de voltar ao seu estado natural, principalmente após alguma situação crítica e fora do comum.
Exemplo claro está em Filipenses 4: 12-13, onde declara: “Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade (12).
É comum ouvirmos relatos de pessoas que afirmam ter superado alguma adversidade em sua vida utilizando-se simplesmente da fé. Sendo assim, resiliência é um processo dinâmico que se desenvolve apenas na presença da adversidade2 seja esta de ordem cumulativa ou não. ...
Ser resiliente é importantíssimo para se tornar uma pessoa mais feliz e alcançar suas metas. ... A verdade é que ser resiliente é diferente de ser persistente ou insistente. A resiliência tem muito a ver com a capacidade de adaptação, flexibilidade e habilidade de manter-se estruturado perante à situações estressantes.
O desenvolvimento da atitude de resiliência vai permitir-nos ultrapassar positivamente obstáculos e percecionar as dificuldades como possíveis de superar. ... Use a resiliência para tornar positivo o desfecho das grandes mudanças que surgem inesperadamente na sua vida.
A resiliência é uma competência essencial para qualquer ser humano. Ter a capacidade de lidar e de transpor adversidades é fundamental para o sucesso profissional e pessoal. Pessoas resilientes conseguem ver situações por outra ótica, enxergando o lado bom de momentos ruins, aprendendo com isto e seguindo em frente.
Nos dias de hoje, ser uma pessoa resiliente é muito importante, afinal, a vida sempre tem seus altos e baixos, aqueles que conseguem lidar com isso positivamente saem na frente nos negócios e são mais felizes também, pois não se deixam abalar pelos problemas.
Nossa capacidade de lidar com os problemas tem relação direta com nossa resiliência emocional. ... Resiliência emocional é a nossa capacidade de lidar com problemas da vida, com os perrengues do dia a dia, e de resistir às mudanças e às diferentes pressões que a vida nos traz.
Algumas dicas para desenvolver a resiliência são:
A resiliência é a capacidade do indivíduo lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas - choque, estresse, algum tipo de evento traumático, entre outros.
O desenvolvimento da resiliência é essencial para a permanência do profissional em qualquer ambiente de trabalho, principalmente em cargos de liderança onde há mais pressão, maior será a exigência de tomada de decisão, dinamismo, produtividade e cumprimento de metas.
São Paulo - Quando os problemas no trabalho são muito difíceis de superar, causando transtornos emocionais e até físicos, é sinal de que está faltando resiliência na vida profissional. Em alguns casos, a dificuldade de lidar com adversidades pode provocar sintomas de ansiedade, depressão e até mesmo problemas físicos.
Isso ocorre porque nesse tipo de situação as pessoas tendem a agir de duas maneiras: com raiva e agressividade, impulsivamente ou com tristeza e passividade, desanimada para reagir adequadamente. ... São esses dois tipos de comportamento que impedem a pessoa de ter um olhar resiliente diante da situação.
Na ciência do desenvolvimento humano, a resiliência tem um significado amplo e diversificado, o que inclui a recuperação do indivíduo após experiências traumáticas, a superação de desvantagens para alcançar o sucesso, e a resistência a situações estressoras para cumprir tarefas cotidianas.
Os fatores de resiliência