Neste contexto, o planejamento caracteriza-se como ferramenta de trabalho utilizada por um conjunto de atores envolvidos para tomar decisões e organizar ações de modo a promover as transformações desejadas na realidade da organização ou da sociedade.
O planejamento no Serviço Social configura-se enquanto competência e direito dos Assistentes Sociais. ... O objetivo aqui é apresentar elementos que possam orientar este debate, mais especificamente a discussão sobre um dos componentes do processo de planejamento: a elaboração de projetos1.
No cotidiano do Assistente Social, o planejamento social se coloca como uma atividade de importância central à proposição de ações sociais efetivas. Ou seja, o planejamento é um instrumento de gerência que orienta as ações profissionais na direção da mudança social (BAPTISTA, 1979).
12 passos para planejar um projeto
O planejamento social é um instrumento de fundamental importância para o desenvolvimento de trabalho do profissional de Serviço Social, pois este tem necessidades de conhecer e compreender a realidade do planejamento para que o profissional consiga realizar intervenções com qualidade.
A interdisciplinaridade nas ciências sociais Pensar a Interdisciplinaridade em um espaço público municipal de uma Política Social, em um contexto de correlações de forças entre classes e contradições sociais na sociedade capitalista, nos permitirá explorar um campo teórico da relação entre sociedade e conhecimento.
O Trabalho Interdisciplinar (TI) é a produção intelectual e a elaboração de material teórico/prático realizada pelos alunos e que traz aos mesmos, a vivência dos conteúdos ministrados em sala de aula, utilizando-os como fator de integração e complementaridade entre os diversos objetos de estudo das disciplinas cursadas ...
A articulação da rede de Proteção Social Básica, referenciada ao CRAS, visa promover o acesso dos usuários do PAIF aos demais serviços socioassistenciais de Proteção Básica. Dessa forma, assegura-se a família seu acompanhamento, caso se encontre em situação de maior vulnerabilidade ou risco social.
Serviço Social de Caso Utiliza-se a abordagem individual, tendo comunidade e família, com o objetivo de atuar nos fatores causais ou problemas em potencial interligados à situação saúde, no contexto sócio-econômico-cultural e emocional.