A orientação farmacêutica é um serviço imprescindível nas farmácias para assegurar o uso correto e racional dos medicamentos. Para realizá-lo é importante que se atenda o cliente com o máximo de privacidade possível, oferecendo conforto e acolhimento.
ter conhecimento, saber interpretar e estabelecer condições para o cumprimento da legislação pertinente. estabelecer critérios e supervisionar o processo de aquisição de medicamentos e demais produtos da farmácia/drogaria. ter domínio científico para fazer a avaliação de uma prescrição médica.
Como corresponsável pelos resultados da farmacoterapia do paciente, o farmacêutico deve, sempre que necessário, comunicar-se com o médico a respeito da farmacoterapia por ele prescrita.”. Segundo especialistas, os pacientes são mais propensos a relatar problemas de medicação para o farmacêutico do que para o médico.
No ato da dispensação, devem ser registrados nas duas vias da receita os seguintes dados: I - a data da dispensação; II - a quantidade aviada do antimicrobiano; III - o número do lote do medicamento dispensado; e IV - a rubrica do farmacêutico, atestando o atendimento, no verso da receita.
7) Pode haver dispensação de medicamentos na ausência do farmacêutico? R. Não. A dispensação de medicamentos é privativa do farmacêutico.
A receita (especial – branca) deve emitida em 2 (duas) vias, sendo que a primeira via deve ficar retida na farmácia e a segunda via deve ser entregue ao paciente. A quantidade dispensada deve atender o suficiente para até 60 dias de tratamento, conforme posologia registrada na receita.
V – Sibutramina: 15,0 mg/dia....RDC Anvisa nº 13/2010
Quantas caixas de Ritalina o farmacêutico pode dispensar? Bem, a Ritalina deve somente ser vendida no receituário A3, de cor amarela, e com quantidade de caixas para tratamento máximo de 30 dias por paciente!
A Portaria 344/98 é uma Portaria Federal que aprova o Regulamento Técnico sobre substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial, isto é controla o comércio e o uso de entorpecente ou psicotrópico ou outros sujeitos a controle especial.
Medicamentos Controlados – Portaria 344/98
A Portaria 344 de 12 de maio de 1998 é uma das legislações mais cobradas em provas de concursos para farmacêuticos.
6 – Como deve ser o procedimento para dispensação de antibióticos para tratamento prolongado? De acordo com o art. 8º da RDC nº 20/11, em situações de tratamento prolongado a receita poderá ser utilizada para aquisições posteriores dentro de um período de 90 (noventa) dias a contar da data de sua emissão.
A RDC nº 44/2010 estabelece o controle para os antimicrobianos de uso sob prescrição (faixa vermelha) que constam na lista anexa da resolução, incluindo os de uso dermatológico, ginecológico, oftálmico e otorrinolaringológico, inclusive os manipulados.
LISTA DOS ANTIMICROBIANOS REGISTRADOS NA ANVISA
A primeira via ficará retida no estabelecimento farmacêutico e a segunda deverá ser devolvida ao paciente com carimbo para comprovar o atendimento. As receitas também terão um novo prazo de validade, de dez dias, devido às especificidades dos mecanismos de ação dos antimicrobianos.