A obesidade infantil é caracterizada por um excesso de gordura corporal em crianças de até 12 anos, sendo considerado sobrepeso quando o peso da criança está, no mínimo, 15% acima do peso de referência para a sua idade. O diagnóstico também pode realizado através do IMC (índice de massa muscular).
O documentário “Muito Além do Peso”, dirigido por Estela Renner, trata sobre uma verdadeira epidemia de obesidade infantil que, acredite, estamos vivendo atualmente. ... O documentário mostra e questiona os péssimos hábitos alimentares das nossas crianças hoje em dia.
Resposta. Resposta: Obesidade infantil e outras doenças que afetam crianças, devido a má alimentação. O filme serve como forma de conscientizar as pessoas para que possam mudar seus hábitos alimentares.
O relatório, publicado no Jornal da Associação Médica Canadense, analisou mais de 150 mil adultos em 107 mil famílias de 17 países. Os resultados constataram que as pessoas que têm TV, computador e carro são mais propensas à obesidade e ao diabetes tipo 2 – são 9 cm a mais na cintura dos viciados em tecnologia.
Diversos fatores podem causar obesidade infantil. Entre as mais comuns estão fatores genéticos, má alimentação, sedentarismo ou uma combinação desses fatores. Além disso, a obesidade em crianças também pode ser decorrente de alguma condição médica, como doenças hormonais ou uso de medicamentos a base de corticoides.
Introdução: A obesidade e o sobrepeso são definidos como acúmulo anormal de gordura corporal. O sobrepeso na idade infantil pode trazer sérias implicações para a saúde, desde maior probabilidade de obesidade na vida adulta,inca- pacidade e ate mortes prematuras.
Entendendo a obesidade infantil O excesso de peso pode provocar outras complicações como colesterol alto, diabetes, hipertensão arterial e doenças cardiovasculares. A condição também pode acarretar no surgimento da depressão, devido à baixa autoestima com o próprio corpo.
Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), a obesidade é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal.
Causas. A principal causa de obesidade é a alimentação inadequada ou excessiva. Para manter o peso ideal é preciso que haja um equilíbrio entre a quantidade de calorias ingeridas e a energia gasta ao longo do dia. Quando há abundância de alimentos e baixa atividade energética, existe o acúmulo de gordura.
Sobrepeso: IMC entre 25.
Cinco maneiras de combater a obesidade infantil
Promoção da alimentação saudável
Problemas psicossociais: crianças e adolescentes obesos podem desenvolver baixa autoestima, distorção de autoimagem, ansiedade, depressão, isolamento social, transtornos alimentares, além de serem alvos frequentes de bullying. Alguns permanecem com algum transtorno mesmo após o emagrecimento.
Quais as principais doenças relacionadas à obesidade?
O obeso tem mais propensão a desenvolver problemas como hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, além de problemas físicos como artrose, pedra na vesícula, artrite, cansaço, refluxo esofágico, tumores de intestino e de vesícula. São muitas as causas da obesidade.
Complicações para a saúde física - crianças obesas são mais propensas a ter asma, apneia do sono, problemas nos ossos e articulações, diabetes tipo 2, colesterol alto, problemas no fígado e doenças cardíacas.
Como no adulto, a obesidade infantil tem como causas os maus hábitos (alimentação errada e sedentarismo) e predisposição genética. Quando ambos os pais são obesos, os filhos têm 80% de probabilidade de seguir o exemplo. Já quando apenas um é obeso, o risco é de 50%.