Segure a cabeça da vítima, impedindo a movimentação até que o socorro profissional chegue ao local. Verifique se a vítima está consciente ou não. Se não estiver, é importante avisar para o serviço de socorro.
Não pegue a vítima no colo nem e a transporte no seu carro. Se não for possível esperar pelo socorro, veja o item transporte da vítima, para não agravar uma possível lesão; - Não ofereça líquidos ou qualquer medicamento; - Cubra o acidentado para manter a temperatura e protegê-lo.
Já quem sente dor no peito ao respirar, independentemente do lado, pode estar sofrendo de ataque de pânico, ansiedade ou estresse, lesões musculares ou câncer no pulmão. Dores no peito, associadas à queimação, podem ser indícios de gases e/ou problemas digestivos.
Ao respirarmos profundamente, o corpo entende que não há perigo e pode relaxar, liberando substâncias calmantes no cérebro e no corpo. Os músculos ficam menos tensos, os batimentos cardíacos desaceleram e somos invadidos por uma sensação interna de paz.
Veja as vantagens de respirar corretamente para todo seu corpo: