O sistema nervoso está relacionado com a captação, interpretação e resposta a estímulos. Pode ser dividido em sistema nervoso central e sistema nervoso periférico. O sistema nervoso é o sistema responsável por captar, processar e gerar respostas diante dos estímulos aos quais somos submetidos.
Ectoderma é o folheto mais externo (ecto = fora) e que reveste o embrião. Ele dará origem ao sistema nervoso central (SNC), sistema nervoso periférico (SNP), epiderme e estruturas associadas, tais como pelos e unhas, glândulas sebáceas e sudoríparas.
O tecido nervoso tem origem ectodérmica, nele a substância intercelular praticamente não existe. ... Os principais componentes celulares são os neurônios e as células da glia.
O SNC origina do tubo neural. Este é uma estrutura embrionária. Durante a gestação humana, o tubo neural na sua extremidade cranial dá origem a três dilatações, denominadas vesículas primordiais, que são o procencéfalo, mesencéfalo e o rombencéfalo. O restante do tubo forma a medula espinhal.
Flexuras Encefálicas
A via aferente apresenta a característica da sensibilidade. As fibras sensitivas transportam impulsos originados a partir de vários receptores na pele, músculos e órgãos dos sentidos especiais para o SNC, onde os impulsos são interpretados.
CONCEITO: Vias aferentes: aquelas que levam aos centros nervosos suprassegmentares os impulsos nervosos originados nos receptores periféricos Vias eferentes: conduzem informação/comandos motores, do SNC à periferia.
As vias eferentes estabelecem uma comunicação entre os centros supra-segmentares do sistema nervoso e os órgãos efetuadores. O circuito básico que promove o ato motor é formado pelo córtex cerebral e pelo neurônio motor. Embora esse seja o cerne do controle motor, há outros elementos envolvidos.
As grandes vias eferentes põem em comunicação os centros suprassegmentares do sistema nervoso com os órgãos efetuadores. Podem ser divididas em dois grandes grupos: vias eferentes somáticas e vias efe- rentes viscerais, ou do sistema nervoso autônomo.
Vias descendentes (motor) As vias piramidais são aquelas vias nervosas descendentes (motoras) que passam pelas pirâmides. Elas são responsáveis pelo movimento voluntário rápido, ágil, fino e preciso. São três os neurônios envolvidos no envio de informações para executar um movimento.
Vias Neurais no Cérebro Existem muitas vias individuais dentro do cérebro, mas para o escopo deste artigo, vamos olhar para as duas vias principais, chamadas de sistema límbico e gânglios basais.