O líquido cefalorraquidiano (LCR) é um líquido incolor, que circula o cérebro e a medula espinhal através do espaço subaracnoideo, ventrículos cerebrais e o canal central da medula.
Sua principal utilidade diagnóstica é fazer a coleta de líquor para o reconhecimento dos vários tipos de infecções meníngeas e de muitas outras afecções neurológicas. Ao mesmo tempo, ela possibilita medir a pressão do líquor, importante em muitas patologias neurológicas.
Introdução: A liquorreia nasal indica uma fístula liquórica (FL), uma comunicação aberta entre o líquido cerebrospinal intracraniano e a cavidade nasal. Pode ser traumática e espontânea.
Derrame de líquido, em especial de líquido cefalorraquidiano.
Pode causar danos graves ao cérebro, como contusão ou coágulo sanguíneo. Neste último caso, o traumatismo craniano passa a ser chamado de traumatismo cranioencefálico. As causas do traumatismo craniano podem envolver qualquer acidente em que a cabeça seja fraturada, como em quedas ou acidentes de carro.
A fístula liquórica é uma condição na qual ocorre um vazamento do liquor para o meio externo, frequentemente através do nariz, orelha, orofaringe ou feridas operatórias. Ocorrem após traumatismos no crânio, cirurgias, infecções, tumores e raramente são espontâneas ou sem causas aparentes.
O principal risco é de formação de um novo abscesso. Pode também causar dor e desconforto. Na literatura há casos de câncer que desenvolve em fistula, mas são casos raros.
Nesse período pode ser necessário tomar antibióticos, como Amoxicilina com Clavulonato, ou anti-inflamatórios, como Ibuprofeno, receitados pelo médico, para aliviar a dor e garantir que não surja uma infecção.
O objetivo da cirurgia é abrir o trajeto, de forma a promover cicatrização a partir da base da fístula e, depois, da superfície, a fim de evitar que partes infectadas fiquem dentro do ferimento. Esse período de cicatrização pode ser um processo demorado, pode levar de uma semana a vários meses.
Os parâmetros que nós usamos para saber se a evolução está normal é a melhora da dor, inchaço e a diminuição progressiva da secreção. Isso demora, uma vez que a ferida tem que fechar totalmente para que não haja secreção. Isso normalmente leva em torno de 45 dias.
Olá, o ideal é ter uma alimentação mais laxativa, rica em fibras: frutas, legumes, vegetais, folhas e muito líquido. Lembrando de se alimentar de 3/3 horas, mastigando bem. Pois assim a tendência é às vezes se apresentarem mais amolecidas e a evacuação ser menos traumática.