a vida eterna (Jo 3, 16). Na iniciativa da criação o Pai se revela como o grande doador. A vida, os alimentos, a natureza, tudo é dom gratuito do Criador.
Os doze frutos do Espírito Santo:
Pentecostes ("quinquagésimo" em grego) é uma das celebrações mais importantes do calendário cristão e comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo, sua mãe Maria e outros seguidores.
Em segundo lugar, o nome Pentecostes vem da língua Grega e significa cinqüenta dias depois, a saber, da festa da Páscoa. Originalmente, esta festa possuía três nomes hebraicos: festa das Semanas, festa das Colheitas ou Dia das Primícias.
O “Pentecostes” vem do grego pentēkostḗ, que significa “quinquagésimo”. A origem dessa festa é baseada em uma antiga tradição hebraica, chamada Shavuoth, que significa “Semanas”. Era uma celebração de agradecimento a Deus pela colheita realizada pelos judeus cinqüenta dias após a Páscoa.
A doutrina cristã da Trindade (do latim trinitas "tríade", de trinus "tripla") define Deus como três pessoas consubstanciais, expressões ou hipóstases: o Pai, o Filho (Jesus Cristo) e o Espírito Santo; "um Deus em três pessoas". ... Neste contexto, a "natureza" é o que se é, enquanto a "pessoa" é quem se é.
A vida conquistada para o mundo por Cristo, após a sua volta ao Pai, será animada pelo Espírito Santo. ... Jesus não deixará órfãos os seus discípulos. Rogará ao Pai para que Ele lhes dê outro Paráclito, para que com eles permaneça para sempre o Espírito da verdade.
A promessa do Espírito Santo que Jesus faz deve animar nossos corações e instigar-nos à decisão de segui-lo. E mais, o seguimento a Jesus ou “discipulado”, é vida segundo o Espírito Santo e quer dizer vida com sentido, responsável e cheia de caridade para com o próximo.
Justamente esse, que depois do fogo santo descer, levanta-se e na companhia de seus irmãos fala ao povo, explica que ali se cumpriu a profecia de Joel, dá testemunho de Cristo, fala com propriedade da doutrina Jesus. E mais uma vez eu afirmo, TUDO muda depois de Pentecostes.